Em visita à Unidade Básica de Saúde da Pitinga, na Zona Sul de Porto Alegre, Luciana Genro dialogou com usuários e profissionais da atenção básica do SUS. Acompanhada dos candidatos a vereador Roberto Robaina e Dr. Marcelo Rocha, ela conversou com servidores e pacientes sobre as propostas para a área da saúde, como a contratação de médicos e demais profissionais e a implantação de tecnologias que agilizem o atendimento. “Com o Telessaúde, os médicos aqui do posto podem encaminhar pedidos de exames e agilizar o diagnóstico em contato com especialistas. É um serviço que já está disponível em um convênio da UFRGS com o Ministério da Saúde, mas que não vem sendo utilizado pela prefeitura de Porto Alegre. Vamos criar as condições pra que isso seja uma realidade”, afirmou.
O posto, localizado no alto de uma colina, é de difícil acesso para idosos e pessoas com deficiência física. Além do espaço exíguo para acomodar sala de espera, consultórios e escritórios, não há almoxarifado e os materiais ficam acondicionados em caixas por todos os lados. Os equipamentos estão defasados e o forro apresenta problemas em várias partes. “Fica muito complicado para o profissional atuar nestas condições e quem sofre é o povo que precisa de atendimento. O posto tem capacidade profissional para atender 4 mil pessoas, mas sua área de abrangência tem praticamente o dobro desta população”, frisou o Dr Marcelo, que já atuou na UBS da Pitinga.
Luciana apontou que o programa de governo do PSOL priorizará a contratação de mais profissionais para reduzir a demora no atendimento e desafogar a fila do SUS. Veja as propostas completas da candidata para a saúde: https://lucianagenro.com.br/programa/saude/