Reunião Guarda Municipal
Reunião Guarda Municipal

| Segurança Pública
Foto: Álvaro Andrade

Luciana Genro visitou o Centro de Operações da Guarda Municipal e se reuniu com autoridades para discutir propostas para a segurança em Porto Alegre | Foto: Alvaro Andrade

Aumento do efetivo, qualificação, integração com outros órgãos e melhorias estruturais foram algumas das propostas apresentadas pela candidata Luciana Genro durante visita ao Centro de Operações da Guarda Municipal na manhã desta sexta-feira (16/09). Ela foi recebida pelo secretário de Segurança da prefeitura de Porto Alegre e pelo comandante da Guarda.

Luciana buscou informações sobre o andamento do concurso para preenchimento das 260 vagas em aberto e quanto à integração logística com o Centro Integrado de Comando, localizado em outro prédio. Atualmente, a Guarda Municipal tem acesso apenas algumas imagens que são espelhadas pelo CEIC em caso de ocorrências. Também foi detalhada a atual atribuição da GM, que tem foco na vigilância de escolas e prédios públicos.

Foto: Alvaro Andrade/PSOL

Presidente do PSOL/POA, Roberto Robaina acompanhou a candidata na atividade | Foto: Alvaro Andrade/PSOL

A candidata também visitou a central de operações, onde algumas câmeras são monitoradas por agentes, e também conheceu o Núcleo de Prevenção, responsável por ações educativas junto a estudantes. “Precisamos redefinir a atuação da Guarda para que ela tenha uma atuação mais ostensiva e presente no dia-a-dia das comunidades, conectada a alarmes comunitários e integrada à Brigada Militar. Ela precisa deixar de cuidar apenas de prédios para cuidar da vida das pessoas, que é nosso maior patrimônio”, defendeu Luciana.

O plano de segurança pública da candidata ainda prevê a integração da EPTC em um sistema de segurança viária, onde câmeras e agentes vão ajudar na observação e vigilância da cidade. Os chamados “azuizinhos” também vão participar de ações como a Balada Segura de Verdade, que prevê a distribuição de agentes da Guarda e da EPTC pelos bairros onde ocorrerem as blitze de fiscalização com bafômetro. “Espalhando guardas e agentes pelas ruas vamos dar segurança para que as pessoas circulem pela cidade com tranquilidade”, afirmou.