IMG_5936
IMG_5936

| Serviço Público

Ativistas da causa animal apresentaram sugestões e demandas | Foto: Samir Oliveira/PSOL

Em encontro com representantes de ONG’s, entidades e militantes da causa animal, a candidata à prefeitura de Porto Alegre Luciana Genro (PSOL) garantiu que irá manter e ampliar a atuação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA). O compromisso já consta no programa de governo, mas foi transmitido pessoalmente ao grupo, que participou de um debate na sede do PSOL na noite desta terça-feira (09 08).

Veja nosso programa de governo para os direitos dos animais

Todos os participantes saudaram a possibilidade de serem ouvidos e participarem da construção de um programa voltado à causa. Gabriela Aurich de Camillis, diretora da escola Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, frisou que a SEDA necessita de maior articulação e interlocução com outras secretarias para que ela deixe de atuar de forma isolada.

Já a professora Tatiana Jaeger pediu que o trabalho de defesa dos animais não seja visto como uma questão menor dentro da administração pública. “É uma questão de ética e de valores. Nós convivemos com eles, por isso é importante que tenham direitos assegurados”.

Para a acadêmica Luísa Vieiro, estudante de Medicina Veterinária na UFRGS, a causa animal “é um tema de saúde pública, não apenas afetiva”. Neste sentido, o vereador do PSOL, Prof. Alex Fraga, sugeriu que a SEDA possa ampliar parcerias com universidades. “Se prefeitura assumisse a parte instrumental e farmacológica, seria muito viável o trabalho com acadêmicos, especialmente para castração”, apontou.

Já a pedagoga Terla Rodrigues, integrante do Instituto Piracema, reiterou a necessidade de aperfeiçoar a comunicação entre entidades e órgãos da prefeitura para facilitar a interlocução com a SEDA para atendimento de animais abandonados ou feridos.

“Precisamos ligar as pontas, como por exemplo transporte para levar um animal para atendimento. É necessário um trabalho mais organizado e interligado”, disse.

Luciana Genro reiterou que o programa de governo prevê o fortalecimento da SEDA

“É admirável esse trabalho dos cuidadores. Precisamos buscar mecanismos de ampliar e fortalecer essa rede. É um investimento necessário, não vejo como desperdício. Melhora o bem estar dos animais, mas também dos humanos. É uma questão de saúde”, pontuou.

Do encontro, ficou acertado que o grupo irá se debruçar sobre o programa de governo do PSOL para a causa animal para  qualificá-lo. Uma das medidas práticas apontadas no encontro foi um programa de educação humanitária e conscientização para todas escolas municipais de Porto Alegre.