Luciana Genro

Luciana Genro visita Canoas para conhecer modelo de segurança municipal

23 de junho de 2016 17h06
Luciana Genro se reuniu com o secretário de Segurança de Canoas, Alberto Kopittke

Luciana Genro se reuniu com o secretário de Segurança de Canoas, Alberto Kopittke

A pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PSOL, Luciana Genro, esteve em Canoas na manhã desta quinta-feira (23/06) para conhecer a gestão do município na área da segurança. Luciana se reuniu com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, e elogiou as iniciativas adotadas pela pasta.

Dentre elas, está a instalação de 40 alarmes comunitários nos bairros. Os moradores das ruas com os equipamentos receberam treinamento da prefeitura e terão um controle para acionar o alarme em caso de perigo. O alerta soará na central de monitoramento da Guarda Municipal, que despachará uma viatura ao local.

Além disso, a prefeitura de Canoas desenvolve projetos de prevenção à violência, trabalhando com rondas da Guarda Municipal nas escolas. O projeto “Cada Jovem Conta” busca identificar os alunos da rede pública com condutas violentas e mais possibilidade de deixar a escola, realizando um trabalho de assistência social para evitar a evasão. E as “Casas da Juventude” e as “Casas da Cidadania” oferecem atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional a jovens que cumprem medida socioeducativa na Fase e a adultos recém egressos do sistema prisional.

“A prefeitura pode e deve agir de forma preventiva e também ativa no tema da segurança pública. Temos muitas experiências positivas nos municípios e Canoas está na vanguarda deste processo. Os alarmes comunitários, junto com o fortalecimento da Guarda Municipal, podem ser o início da construção de um outro modelo de segurança pública”, disse Luciana.