Os agentes de fiscalização de trânsito e transporte da EPTC se reuniram na noite desta segunda-feira (02/05) para debater a situação dos trabalhadores e os problemas enfrentados nas áreas de mobilidade em Porto Alegre. O encontro ocorreu no sindicato da categoria, o Sintran, e contou com a presença do presidente da entidade, Carlos Alberto Silveira, de Luciana Genro, pré-candidata à prefeitura, do deputado estadual Pedro Ruas e de Roberto Robaina, pré-candidato a vereador.
Durante a atividade, Luciana Genro defendeu a valorização dos agentes de trânsito e disse que é preciso colocar os servidores nos postos de comando da EPTC. “Fazer com que o funcionalismo tenha protagonismo real na definição das políticas públicas passa pela diminuição do número de CCs, colocando os concursados nos cargos de chefia”, defendeu.
Luciana explicou que pretende construir, junto com os fiscais, a proposta de criação de um sistema de segurança que articule a segurança urbana e a viária em Porto Alegre. Este programa passa pelo reconhecimento da EPTC enquanto um órgão fundamental na articulação com a Guarda Municipal e a Brigada Militar para garantir mais segurança aos porto-alegrenses, já que é pelas ruas e avenidas da cidade que circulam boa parte das possibilidades de crimes. “Os agentes precisam estar equipados com um sistema de comunicação que permita uma linha direta com a Guarda e com a Brigada”, observou.
Os fiscais relataram que a categoria vem sendo desvalorizada e descaracterizada pela prefeitura. Uma de suas reivindicações é a atuação mais forte sobre o transporte público. O que ocorre é que a EPTC não orienta este tipo de ação, deixando que as próprias empresas privadas se fiscalizem. “Há uma leniência do governo com as empresas. Tiraram todos os agentes que deveriam fiscalizar o transporte para fiscalizar o trânsito e entrar em uma lógica arrecadatória”, disse Luciana.
Roberto Robaina ressaltou a importância da existência de sindicatos combativos e bem organizados como o Sintran. “Não podemos apresentar um plano de governo sem discutir com vocês. Este sindicato é uma estrutura importante organização de um setor do povo”, elogiou.
Já Pedro Ruas fez um histórico da atuação do PSOL na cidade e reiterou a importância do encontro com os agentes de trânsito. “Porto Alegre pode ser o começo do futuro. Precisamos acumular conhecimento sobre diversas áreas e conversar com setores importantes, como vocês, para decidir o que podemos e devemos fazer para mudar a cidade”, disse.