ibope2
ibope2

| Imprensa | Notícias

ibope2 O presidente nacional do PSOL e coordenador geral da campanha de Luciana Genro à Presidência da República, Luiz Araújo, enviou nesta segunda-feira (11) ofício ao instituto de pesquisa Ibope, questionando a ausência do nome da candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, na última pesquisa, realizada entre os dias 3 e 6 de agosto, em 175 municípios. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores.

No ofício, o PSOL relata ter recebido uma denúncia de um apoiador do partido, o qual informou que ao ser questionado por um entrevistador do Ibope, na capital paulista, o mesmo verificou que o nome de Luciana Genro não constava entre as opções. “Sabendo do histórico duvidoso da influência das pesquisas no cenário eleitoral, reiteramos a necessidade de imediato esclarecimento. A questão ganha relevância na medida em que as pesquisas do Ibope têm sido utilizadas como o parâmetro de distribuição de tempo na cobertura dos principais veículos de comunicação no Brasil”, afirma o ofício do PSOL.

Confira abaixo a íntegra do ofício, também assinado pelo coordenador de comunicação da campanha de Luciana Genro, Rodolfo Mohr.

Brasília, 11 de agosto de 2014.

Of.nº: 009/2014
Assunto: Esclarecimento pesquisa Ibope
A/C: Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência

Recebemos uma grave denúncia sobre a última pesquisa Ibope acerca das eleições presidenciais. Nos chegou a informação de que um eleitor ao ser questionado por um entrevistador do Ibope, no centro da cidade de São Paulo, registrou que o nome de nossa candidata Luciana Genro não constava no disco de opções.

Tendo em vista que os questionários de pesquisa disponibilizados no site como registrado no TSE contém todos os candidatos, nos surge como estranha essa informação. Sabendo do histórico duvidoso da influência das pesquisas no cenário eleitoral, reiteramos a necessidade de imediato esclarecimento. A questão ganha relevância na medida que as pesquisas do Ibope têm sido utilizadas como o parâmetro de distribuição de tempo na cobertura dos principais veículos de comunicação no Brasil.

Solicitamos uma resposta do IBOPE acerca desta grave denúncia.

Atenciosamente,

Luiz Araujo
Presidente Nacional do PSOL
Coordenador Geral da Campanha Luciana Genro Presidenta

Rodolfo Mohr
Coordenador de Comunicação da Campanha Luciana Genro Presidenta