DSC_0361
DSC_0361

| Imprensa | Notícias

A candidata do PSOL à presidência disse durante evento em São Paulo que sua meta é que todo aluno que complete o ensino médio tenha uma vaga assegurada na universidade

Por Redação #Equipe50

Crédito: Divulgação PSOL

Crédito: Divulgação PSOL

Luciana Genro, candidata do PSOL à presidência da República, defendeu neste sábado (9), em São Paulo, durante aula pública da Rede Emancipa, movimento social de cursinhos populares, a universalização do acesso a instituições públicas gratuitas em todos os níveis de ensino. “As instituições públicas de ensino estão sucateadas. A única saída é dobrar o investimento e direcionar 10% do PIB para educação. Não tem outro jeito, só assim teremos universidade de qualidade para todos. Essa medida permitirá que todo jovem que complete o ensino médio tenha uma vaga assegurada na universidade, assim como já ocorre na Argentina”, afirma a candidata.

Luciana disse ainda que essa é uma meta alcançável sempre que se tenha vontade e coragem para desafiar os poderosos. “Isso não é uma utopia, mas o dinheiro precisa sair de algum lugar. Para conseguir esse dinheiro, é preciso contrariar alguns interesses. Os bancos faturam bilhões todos os anos. Em 2013 foram 70 bilhões. A ideia é fazer uma revolução tributária, onde os bancos paguem mais impostos. Além disso vamos taxar as grandes fortunas com imposto de 5% para quem tem mais de R$ 50 milhões. Apenas isso renderia R$ 90 bilhões por ano, o que já dá para dobrar o investimento em educação”, diz.

A candidata do PSOL, que é fundadora da Rede Emancipa no Rio Grande do Sul, disse estar orgulhosa de participar da aula inaugural, que ocorreu no vão-livre do Masp, local símbolo de muitas reivindicações paulistanas. “O Emancipa é uma iniciativa da fundamental para que o aluno de escola pública consiga competir em pé de igualdade com àquele que sempre estudou em colégios particulares. Hoje existe uma lacuna na preparação desses jovens. Não há iniciativas no poder público que os ajude a se prepararem melhor para o vestibular”, conclui.

Após falar para a plateia de jovens, Luciana participou da plenária de lançamento da candidatura à reeleição do deputado federal Ivan Valente.