Por Secretaria de Relações Internacionais do PSOL
A Secretaria de Relações Internacionais do PSOL recebeu apoios de intelectuais e ativistas de mais de 20 países à candidatura de Luciana Genro à Presidência. Confira o manifesto e as assinaturas:
Apoiamos a candidatura de Luciana Genro à Presidência do Brasil
Os desejos de mudança expressos em mobilizações e eleições em muitos países do mundo numerosas vezes se viram frustrados por partidos que, uma vez no poder, ignoram suas promessas de justiça social assumindo uma agenda de políticas neoliberais. Mas o povo não pode ser enganado por muito tempo e novos protestos acabam reacendendo o desejo de mudanças.
Assim aconteceu no Brasil com as manifestações de junho de 2013. Desde então, houve nas ruas de todo o país uma importante retomada das mobilizações populares que puseram em evidência as insuficiências e limites estruturais do modelo no qual prevalecem os interesses de uma minoria de privilegiados sobre a maioria da população.
Diante das eleições que se aproximam é necessária uma alternativa que apresente um programa de mudanças estruturais que promovam uma verdadeira inversão de prioridades; de justiça social e de construção de um país igualitário, com um modelo de desenvolvimento que seja ecologicamente justo.
Um projeto que questione a continuidade do sistema da dívida pública que favorece o capital financeiro e os grandes bancos, e que drena 40% do orçamento nacional. Que mude em 180 graus o atual sistema tributário que sacrifica o assalariado e protege os que acumulam grandes quantidades de riqueza. Que enfrente a reação conservadora contra os direitos das mulheres, negros, indígenas e da comunidade LGBT. Que leve adiante e sem preconceitos o debate sobre a descriminalização das drogas leves. Um projeto que construa sobre novas bases a participação democrática do povo e estimule a mobilização permanente dos trabalhadores e da juventude em defesa de seus direitos e das liberdades democráticas.
Por suas posições consistentes e coerentes em todas estas questões, Luciana Genro é a candidata que melhor se ajusta a esses requisitos. Sendo uma figura proeminente e de longa trajetória no PT, foi expulsa do partido por sua oposição à mudança em seus rumos originais. Ela é uma das fundadoras do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Por estas razões nos solidarizamos com a candidatura de Luciana Genro para presidenta do Brasil.
Michael Löwy (França)
Sociólogo e Filósofo Marxista. Diretor emérito de pesquisa em ciências sociais no CNRS (Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica) e palestras na École des Hautes Études en Sciences Sociales ( EHESS, Paris, França ). Autor de livros sobre Karl Marx, Che Guevara, a Teologia da Libertação, György Lukács, Walter Benjamin, Lucien Goldmann e Franz Kafka, o ecossocialismo, ele recebeu a Medalha de prata do CNRS em 1994.
Robert Brenner (EUA)
Professor de história e diretor do Centro de Teoria Social e História Comparada na UCLA, editor da revista socialista Against the Current e membro do comitê editorial da New Left Review . Seus interesses de pesquisa são os primeiros anos da história moderna da Europa; história econômica, social e religiosa; história agrária; teoria social / marxismo; e Tudor-Stuart da Inglaterra. É autor do livro “Turbulências na Economia Mundial” publicado na New Left Review, primeiro ensaio a antecipar a crise econômica nos Estados Unidos.
Gilbert Achcar (Inglaterra)
Acadêmico libanês, escritor,socialista e ativista anti-guerra. Viveu no Líbano até se mudar para a França em 1983. Lecionou política e relações internacionais na Universidade de Paris VIII até 2003 quando ele assumiu um cargo na Bloch Marc Centro, em Berlim.Desde agosto de 2007, Achcar é professor de Estudos de Desenvolvimento e Relações Internacionais da Escola de Estudos Orientais Africanos da Universidade de Londres .Colaborador freqüente do Le Monde Diplomatique, ZNet, e Ponto de Vista Internacional .
Eric Toussaint (Bélgica)
Historiador e economista, autor de diversas obras sobre dívida externa, Banco Mundial e FMI; militante internacionalista, ativo no movimento pela anulação das dívidas ilegítimas, e no Forum Social Mundial.
Susan Weissman (EUA)
Profesora de Politica no Saint Mary’s College. Especialista no movimiento sindical estadunidense e na história da Rússia e União Soviética. Organizadora do Social Justice, é também especialista na política externa dos EUA e Leste Europeu.
Alain Krivine (França)
Foi um dos líderes da revolta maio 1968, em Paris. Fundador de Liga Comunista Revolucionária (LCR) junto a Daniel Bensaid, foi membro do Parlamento Europeu (1999-2004).
Olivier Besancenot (França)
Trabalhador dos Correios em Paris, antigo militante da LCR e fundador e principal porta-voz do Novo Partido Anticapitalista (NPA)
Pierre Rousset (França)
Destacado militante marxista, diretor do Europe Solidaire Sans Frontières (ESSF) e especialista em temas do Oriente onde contribue com o desenvolvimento de várias organizações políticas.
Francisco Louçã (Portugal)
Fundador do Bloco de Esquerda em 1999 e membro da sua direção desde essa data. Eleito deputado por Lisboa em 1999, reeleito em 2002, 2005, 2009 e 2011. No Parlamento pertenceu às comissões da área de economia e finanças e, durante uma legislatura, fez igualmente parte da comissão de liberdades, direitos e garantias. Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol, japonês).
Marisa Matias (Portugal)
Eurodeputada, membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda e vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia.
Claudio Katz (Argentina)
Economista membro do EDI (Economistas de Esquerda). Tem publicações na Argentina, Brasil, México e países europeus. É profesor asociado regular da cátedra de “Economia para historiadores” da Facultad de Filosofía y Letras. Seus livros mais conhecidos são “Bajo el Imperio del Capital” (2011), “Las disyuntivas de la Izquierda en América Latina” e “El porvenir del socialismo” (2004) entre outros.
Guillermo Marcelo Almeyra Casares (México)
Professor de Relações Sociais da UNAM (Universidade Autônoma do México) e colaborador do jornal mexicano La Jornada.
Raul Jimenez Lescas (México)
Pesquisador na e Universidad Michoacana de San Nicolás Hidalgo. Escreveu, dentre outras contribuições, “Curso de Economia Marxista” e “La Historia Internacional del Sindicalismo”.
Eduardo Lucita (Argentina)
Integrante do EDI e do espaço Otro Camino para Superar la Crisis. Dirige a Fundación de Investigaciones Sociales y Politicas.
Daniel Libredos Caicedo (Colombia)
Docente da Universidad Nacional de Colombia na área de Direito Público e de Economía Política. Membro do CADTM-Colombia e do Comité por Defensa de los Derechos sociales y en contra del endeudamiento” no país.
Farroq Tariq (Paquistão)
É o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores Awami, formado em 2012 pela união de três partidos existentes. Anteriormente, ele foi o porta-voz nacional do Partido Trabalhista do Paquistão. Publicou numerosos artigos e livros, entre eles sobre o islamismo no Paquistão.
Farooq Shuleira (Paquistão)
Jornalista, membro do Labor Pakistani Party. Atualmente é diretor do site viewpointonline.net
Nisar Shah (Paquistão)
Co-fundador do Awawi Pakistan Party. Ex-Secretário geral do Labor Pakistani Party.
Zely Ariane (Indonésia)
Militante feminista indonésia membro do Politic Raykat.
Au Long You (China)
Investigador de Hong Kong, fundador do Globalization Monitor que promove a educação pública sobre o impacto da globalização na China. Membro do China Labor Net, autor do livro “China Rise, Strend and Fragility”.
Hector Bidonde (Argentina)
Ator argentino. Realiza atividades políticas no Movimiento Socialista de los Trabajadores chegando a ser eleito para integrar a Legislatura de Buenos Aires. Diretor e professor de teatro e cinema. Além de participar em numerosas obras de teatro trabalhou em vários filmes começando em 1978 com sua atuação no filme “La Rabona” dirigida por Mario David.
Soren Sondergaard (Dinamarca)
Membro da “Alianza Roja y Verde” da Dinamarca. Ex-deputado do parlamento dinamarquês (1994-2005 ) e do Parlamento Europeu (20017-2014).
Alejandro Bodart (Argentina)
Deputado da cidade de Buenos Aires, foi militante do MAS (Movimiento Al Socialismo) na década de 80 e posteriormente fundador e Secretário Geral do MST, sigla pela qual é candidato a presidente.
Vilma Ripoll (Argentina)
Ex–deputada da legislatura de Buenos Aires e uma destacada ativista da luta social na categoría da Saúde tendo sido Secretária Gremial do Sindicato de La Sanidad de Buenos Aires. Atualmente é candidata a vice-presidenta pelo MST.
Jesús Rodríguez (Espanha)
Professor de Economia graduado pela Universidad de Cadiz. É militante do Izquierda Anticapitalista e do novo movimento político Podemos.
Raúl Camargo Fernández (Espanha)
Dirigente do Izquierda Anticapitalista e participante no Podemos.
Carlos Carcionne (Venezuela)
Pesquisador e Economista do Centro Internacional Miranda (CIM). Membro do Marea Socialista, corrente interna do PSUV
Gonzalo Gomez (Venezuela)
Cofundador da página web Aporrea, psicólogo e dirigente político do Marea Socialista corrente do PSUV, foi membro fundador e delegado no primeiro congresso do PSUV por Caracas. Comunicador popular e pesquisador.
Stalin Perez Borges (Venezuela)
Foi fundador e coordenador nacional da UNT (Union Nacional de Trabajadores de Venezuela). Destacado dirigente sindical das lutas em Carabobo e organizador da Federación de Sindicatos Metalúrgicos de Venezuela. Membro da coordenação do Marea Socialista/PSUV.
Tito Prado (Peru)
Fundador do coletivo “La lucha Continúa” ao final do término da ditadura de Fujimori. Nos anos 2000 foi dirigente nacional do PNP e após o giro à direita de Ollanta Humala forjou o “Movimiento por La Gran Trasnformacíon”. Analista e expositor em temas políticos, sociais, ambientais e sobre recursos naturais.
Guillermo Serpa Granados (Peru)
Militante do Palabra Obrera (Argentina) nas décadas de 50 a 60, sob liderança de Nahuel Moreno. Dirigente da Frente de Izquierda Revolucionario (FIR). Três vezes Secretário Geral do Sindicato de docentes de la Universidad Nacional de Educación, La Cantuta.
Aldo Gil Crisóstomo (Peru)
Lutador social e intelectual que na “Marcha de los 4 Suyos” em julo de 2000, perdeu um dos olhos e se converteu em uma referencia nacional nessa luta. Formou “La Lucha Continúa” com o líder camponês Hugo Blanco, nunca cessou em sua intenção de acabar con os remanecentes da ditadura e seu modelo económico neoliberal.
Thorlei Berthelsen (Noruega)
Lutador social militante do Red Party.
Lista inicial de apoios internacionais à candidatura de Luciana Genro presidenta organizada pelo Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores (CIT/CWI), organização internacional da qual a corrente LSR (Liberdade, Socialismo e Revolução) do PSOL é a seção brasileira.
Australia
Steve Jolly – Veriador do Socialist Party na cidade de Melbourne
Alemanha
Lucy Redler, porta-voz nacional da corrente Esquerda Anticapitalista (AKL) do Die Linke e membro do comite executivo da SAV, seção do CIT.
Hubertus Zdebel, deputado do DIE LINKE no parlamento (Bundestag)
Helmut Born, Düsseldorf, membro do comitê regional do (DIE LINKE) no estado de Northrhine Westfalia
Marion Morassi, Presidente da federação sindical da cidade de Ahrweiler, e vereadora do DIE LINKE na câmara de Ahrweiler
Thies Gleiss, porta-voz nacional da corrente Esquerda Anticapitalista (AKL) do Die Linke
Sascha Stanicic, membro do comitê executivo da SAV, seção do CIT
Marc Treude, porta-voz do DIE LINKE na cidade de Aachen, membro da direção regional do sindicato ver.di
Guido Schönian, membro da executiva do sindicato dos professores (GEW) na cidade de Cologne*
Martin Schneider, ver.di (sindicato do setor público). Presidente do conselho de trabalho de Stiftung Sozialpädagogisches Institut “Walter May” Berlin (SPI)*
Michael Prütz, New Anticapitalist Organisation (NaO)
Heino Berg, membro do comite regional da corrente Esquerda Anticapitalista do DIE LINKE em Lower Saxony
Torsten Sting, membro do comite regional do sindicato ver.di no sector de transporte na cidade de Rostock*
Nikolaus Arnold, membro do conselho nacional corrente Esquerda Anticapitalista do DIE LINKE
Ausencio Serrano (Aktivist yo soy #132), Berlin
David Redelberger, membro do comite da cidade de DIE LINKE em Kassel
Daniel Kehl, membro do comite da cidade de DIE LINKE em Bernkastel-Wittlich e do conselho regional, Rheinland-Pfalz
Daniel Kerekeš, membro do comite regional das Juventudes da Esquerda (Die Linke) Northrhine Westphalia
Lukas Zöbelein, portavoz das Juventudes da Esquerda (Die Linke) na região Brermhaven/ Cuxhaven
Claus Ludwig, portavoz de DIE LINKE em Köln-Kalk and do conselho de trabalho a Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung (DGUV), Sankt Augustin/Hennef do sindicato ver.di *
Alexandra Arnsburg, membro do comitê regional do sindicato ver.di em Berlin/Brandenburg*
Jens Meyer, membro do comitê municipal de DIE LINKE em Kassel
David Koch, Presidente de DIE LINKE em Bernkastel-Wittlich
Rainer Stablo, vereador de DIE LINKE em Bernkastel-Wittlich
Marco Burbach, vereador de DIE LINKE em Bitburg-Prüm
Espanha
Victor Egio – Vereador da Izquierda Unida na câmara de Santomera, Murcia e membro do Consejo Politico Regional de IU em Murcia
Victoria Lara – Secretaria da mulher de Izquierda Unida nas Islas Canarias, e membro do Consejo Politico nacional de IU-C
Angel Morano, membro da comissão política de Esquerda Unida e Alternativa , Badalona
EUA
Kshama Sawant – Vereadora do Socialist Alternative em Seattle
Grã Bretanha
Keith Morrell – Vereador na câmara de Southampton
Don Thomas – Vereador na câmara de Southampton
Wayne Naylor – Vereador na câmara de Leicester
Barbara Potter – Vereador na câmara de Leicester
Dave Nellist – Presidente do TUSC (Trade Unionist and Socialist Coalition)
Grécia
Nikos Kannellis, Vereador na câmara municipal de Volos
Kostas Iatropoulos, Vereador na câmara municipal de Volos
Holanda
Patrick Zoomermeijer, vereador do Partido Socialista na cidade de Zaanstad. Lider do grupo de vereadores do Partido Socialista em Zaanstad
Roland van Braam – vereador do Partido Socialista na cidade de Zaanstad
Maureen van der Pligt – vereador do Partido Socialista na cidade de Amsterdam
Irlanda
Joe Higgins – Deputado nacional pelo Socialist Party no parlamento irlandes
Ruth Coppinger – Deputada nacional do Socialist Party no parlamento irlandes
Eugene Coppinger – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Fingal, Dublin
Annette Hughes – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Fingal, Dublin
Matt Waine – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Fingal, Dublin
Sandra Kavanagh – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Fingal, Dublin
Michael O Brien – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Dublin
Mick Murphy – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de South Dublin
Paul Leech – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de South Dublin
Kiaran Mahon – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de South Dublin
Brian Leech – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de South Dublin
Mick Barry – Veriador do Anti Austerity Alliance na câmara de Cork
Marion O Sullivan – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Cork
Cian Prendeville – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Limerick
Paul Keller – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Limerick
John Loftus – Vereador do Anti Austerity Alliance na câmara de Limerick
Padraig Mulholland – Presidente do sindicato NIPSA (maior sindicato da Irlanda do Norte) em nome pessoal
Suécia
Mattias Bernhardsson – Vereador do Partido da Justiça Socialista em Hannige
Lina Rigney Thörnblom – Vereadora do Partido da Justiça Socialista em Hannige
Jonas Brännberg – Vereador do Partido da Justiça Socialista em Lulea
Göran Thyni – Vereador do Partido da Justiça Socialista em Lulea
Robert Lundqvist – Vereador do Partido da Justiça Socialista em Lulea