Luciana Genro

Bancada do PSOL recebe Prêmio Congresso em Foco

23 de novembro de 2010 09h18

Em noite embalada por Moraes Moreira, Congresso em Foco premia os melhores parlamentares de 2010

O cantor e compositor baiano Moraes Moreira iniciou o show com seu filho Davi Moraes proclamando: “Isso aqui é um pouquinho de Brasil”. De fato, em frente ao palco estavam parlamentares de todos os cantos do país. Eram os deputados e senadores que fazem a diferença, aqueles que, por seu desempenho, foram mais lembrados pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional para formar a elite premiada pelos leitores em votação pela internet. Por mais defeitos que tenha o Congresso Nacional, ali estão os melhores representantes do país, celebrados por um prêmio que tenta mostrar que, apesar de todas as mazelas, é possível fazer política com ética e sensibilidade social. “Glória a todas as lutas inglórias”, proclamou o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), lembrando o “Mestre-Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc, ao receber o prêmio de melhor deputado do ano. Era uma lembrança a outro fato importante comemorado na noite de 22 de novembro: o centenário da Revolta da Chibata, a rebelião comandada pelo marinheiro João Cândidato em 1910.

Há cem anos, o marinheiro João Cândido, o “Mestre-Sala dos Mares” da canção de João Bosco e Aldir Blanc, apontava os canhões da frota brasileira para a própria costa do Rio de Janeiro. Era a Revolta da Chibata. Para Alencar, a coincidência de datas era um alerta aos congressistas no momento em que celebram o prêmio: o Congresso jamais pode se omitir e ser insensível aos anseios da sociedade, como acontecia em 1910, quando os marinheiros sofriam humilhações e castigos físicos.

“Espero que, agora, o Congresso se dedique à reforma política para acabar com o deputado do milhão”, disse, referindo-se ao alto custo da campanha política, para ele, um dos motivos que levam à política a corrupção e as irregularidades. O deputado Chico Alencar foi ainda destaque da categoria Combate à Corrupção, luta que encabeça ao lado da bancada do PSOL.

Toda a bancada do PSOL foi lembrada: Luciana Genro (PSOL/RS) foi a mulher mais votada, ficando em terceiro lugar. É a segunda vez que a deputada recebe o troféu da premiação. Em 2008, foi a primeira mulher a ganhar a distinção. Ivan Valente (PSOL/SP) garantiu o quarto lugar.

Terminada a premiação, todos os parlamentares premiados reuniram-se numa foto histórica. Logo depois, Moraes Moreira subiu ao palco lembrando: “Isso aqui é um pouquinho de Brasil”.


Com informações do Congresso em Foco