Em noite embalada por Moraes Moreira, Congresso em Foco premia os melhores parlamentares de 2010
O cantor e compositor baiano Moraes Moreira iniciou o show com seu filho Davi Moraes proclamando: “Isso aqui é um pouquinho de Brasil”. De fato, em frente ao palco estavam parlamentares de todos os cantos do país. Eram os deputados e senadores que fazem a diferença, aqueles que, por seu desempenho, foram mais lembrados pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional para formar a elite premiada pelos leitores em votação pela internet. Por mais defeitos que tenha o Congresso Nacional, ali estão os melhores representantes do país, celebrados por um prêmio que tenta mostrar que, apesar de todas as mazelas, é possível fazer política com ética e sensibilidade social. “Glória a todas as lutas inglórias”, proclamou o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ), lembrando o “Mestre-Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc, ao receber o prêmio de melhor deputado do ano. Era uma lembrança a outro fato importante comemorado na noite de 22 de novembro: o centenário da Revolta da Chibata, a rebelião comandada pelo marinheiro João Cândidato em 1910.
Há cem anos, o marinheiro João Cândido, o “Mestre-Sala dos Mares” da canção de João Bosco e Aldir Blanc, apontava os canhões da frota brasileira para a própria costa do Rio de Janeiro. Era a Revolta da Chibata. Para Alencar, a coincidência de datas era um alerta aos congressistas no momento em que celebram o prêmio: o Congresso jamais pode se omitir e ser insensível aos anseios da sociedade, como acontecia em 1910, quando os marinheiros sofriam humilhações e castigos físicos.
“Espero que, agora, o Congresso se dedique à reforma política para acabar com o deputado do milhão”, disse, referindo-se ao alto custo da campanha política, para ele, um dos motivos que levam à política a corrupção e as irregularidades. O deputado Chico Alencar foi ainda destaque da categoria Combate à Corrupção, luta que encabeça ao lado da bancada do PSOL.
Toda a bancada do PSOL foi lembrada: Luciana Genro (PSOL/RS) foi a mulher mais votada, ficando em terceiro lugar. É a segunda vez que a deputada recebe o troféu da premiação. Em 2008, foi a primeira mulher a ganhar a distinção. Ivan Valente (PSOL/SP) garantiu o quarto lugar.
Terminada a premiação, todos os parlamentares premiados reuniram-se numa foto histórica. Logo depois, Moraes Moreira subiu ao palco lembrando: “Isso aqui é um pouquinho de Brasil”.
Com informações do Congresso em Foco