PF descobre superfaturamento em ações de marketing do Banrisul
PF descobre superfaturamento em ações de marketing do Banrisul

| Notícias

A Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas divulgaram nesta quinta-feira, 2, nota sobre a descoberta de superfaturamento na produção de ações de marketing do Banrisul, que deflagrou a Operação Mercari. Os órgãos comunicam que concederão coletiva de imprensa às 14h para fornecer mais detalhes.

Leia mais no Blog da Luciana

Confira a nota divulgada nesta manhã pelas autoridades:

Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas deflagram Operação Mercari

Força-tarefa constituída pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público de Contas investiga possíveis desvios de recursos da área de marketing com prejuízo ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul.

Suposta organização criminosa, integrada por alto funcionário do banco, diretores de agências de publicidade e prestadores de serviços pode ter causado prejuízo de mais de 10 milhões de reais nos últimos 18 meses.

O esquema se daria através de superfaturamento na produção de ações de marketing contratadas junto a agências, as quais eram terceirizadas a empresas que, por sua vez, subcontratariam os reais executores dos serviços a preços muito menores do que aqueles cobrados do banco.

A Justiça Estadual, acionada pelo Ministério Público Estadual, autorizou o compartilhamento de informações com o Ministério Público de Contas, que requereu ao Tribunal de Contas do Estado inspeção especial no Banrisul – já determinada –, bem como com a Polícia Federal, que atua na operação tendo em vista indícios de crimes de evasão de divisas, ocultação de bens e valores e sonegação fiscal.

Ao deflagrar a Operação Mercari, a Polícia Federal cumpre hoje, atendendo determinação judicial estadual, 11 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em porto Alegre e um em Gravataí, com a participação de 76 policiais.

O nome da operação, Mercari, origem da palavra marketing, significa, em latim, “comprar para vender”, comércio.

Será realizada entrevista coletiva às 14 horas na Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365).

Comunicação Social
Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul

lucianagenro

Following
  1. Se o impeachment de Yeda, pedido pelo PSOL e pelo CPERS, tivesse sido aprovado pela AL este prejuízo de R$ 10 milhões teria sido evitado!

  2. O prejuízo teria sido causado nos últimos 18 meses, o que significa que eles seguiram roubando mesmo depois das denúncias do PSOL.

  3. Rubens Bordini, ex tesoureiro da camp. de Yeda, denunciado pelo PSOL como recebedor dos recursos de caixa 2, é vice presidente do Banrisul!!

  4. O prejuízo ao banco seria de R$ 10 milhões de reais. A PF fala de “suposta organização criminosa integrada por func. de alto escalão”.

  5. Polícia Federal descobre superfaturamento na produção de ações de marketing do Banrisul!

  6. A forte chuva em nos levou a cancelar a agenda na Região Sul do Estado. Uma pena! Aviso qdo remarcarmos!!

  7. Nesta quinta-feira estarei em Rio Grande e Pelotas, ao lado dos companheiros @jurandir50800 e @MaiconNachtigal: http://miniurl.com.br/6G6ib

  8. @profbrunoramos Pode ser, mas agora é o Lula que tá enviando!

  9. @Vitor_hf É para o ano que vem: Orçamento 2011.

  10. @FelisbertoMarco Tem camisetas do PSOL, é só o que a lei permite agora!!

  11. @marianamoura_rs Mari, o link estava ok. Qto aos votos, preciso de 200 mil na legenda do PSOL para deputada federal!!

  12. Grande notícia. Candidatura de Berna ao Senado foi confirmada pelo TSE. Com o PSOL são outros 500!

  13. Os parlamentares da base do governo estarão comprometidos com essa proposta de reajuste zero. Talvez negociem alguma migalha!

  14. Volto a lembrar: são os deputados federais que vc vai eleger que vão aprovar ou modificar a proposta de orçamento enviada por Lula.

  15. Orçamento 2011 enviado ao Congresso não traz aumento real de s.mínimo e aposentadorias nem prevê reajuste a servidores http://migre.me/1bsGB

  16. No programa que foi ao ar hoje falo de meus projetos na Câmara dos Deputados. Assistam! http://migre.me/1bsru

  17. Evidente que os parlamentares da base do governo estarão comprometidos com esta proposta de reajuste zero.Ou talvez negociem alguma migalha!