Para deputado estadual, Luciana vota Robaina 50000
Para deputado estadual, Luciana vota Robaina 50000

| Notícias

Por que votar em Roberto Robaina

Roberto Robaina 50000

Apresentar a candidatura de Roberto Robaina aos filiados do PSOL é uma tarefa fácil, pois a imensa maioria dos nossos militantes o conhece muito bem. Como presidente do PSOL ele tem demonstrado sua enorme capacidade política, sua dedicação à causa socialista e seu despreendimento de vaidades e privilégios. Por isso, quero ir um pouco além desse perfil já conhecido, trazendo a vocês meu depoimento pessoal, o testemunho de quem convive com ele há 25 anos, pois além de ser o pai do meu filho, é meu parceiro de militância desde o início da minha trajetória. Ele, assim como eu, começou a militância no Colégio Júlio de Castilhos, o Julinho, em Porto Alegre. Ali ele se revelou uma liderança, alguém que facilmente se transformava numa referência para quem queria combater o autoritarismo na escola e lutar pelas Diretas Já no Brasil. Depois de ser líder estudantil, foi trabalhar e tornou-se uma liderança no movimento sindical. Integrante da direção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, tornou-se, mais uma vez, uma uma referência e um líder nas greves dos bancários e nas greves gerais que ocorreram naquele período.

No PT, lutamos juntos contra o caminho de traição que a direção lulista trilhava. Em 1994, quando fui candidata pela primeira vez, Roberto coordenou e executou minha campanha. Na verdade, ele foi fundamental em todas as minhas campanhas, e em todos os meus mandatos. Quando Lula ganhou as eleições, em 2002, a correta elaboração política de Roberto nos levou a estarmos preparados para o que viria a seguir. Ele não hesitou nem um segundo na determinação de manter a nossa coerência, enfrentando Lula e a direção do partido. Como membro da direção nacional do PT cumpriu um papel determinante nesse processo. Incontáveis as vezes que fomos juntos, eu, ele e o Babá, visitar a Heloísa Helena em seu gabinete no Senado para articular o enfrentamento ao governo, e depois para arquitetar o novo partido. Se a história faz o homem, e faz, não é menos certo que o homem faz a história. A minha posição de deputada federal fez com que eu tivesse maior visibilidade, mas não tenham dúvida de que o Roberto fez essa história junto comigo.

Em 2006, Roberto foi nosso candidatado a governador. Era a primeira eleição do PSOL e o desafio de reconquistar o meu mandato de deputada federal, agora pelo PSOL, era enorme. O desempenho de Roberto nos debates, mostrando a seriedade do PSOL, as nossas propostas para o Estado e a combatividade do nosso jovem partido, foram decisivos para que eu obtivesse os mais de 186 mil votos que garantiram ao PSOL a conquista de uma cadeira na Câmara Federal. Depois disso, em 2008, muitos apostavam que ele iria aproveitar o recall da campanha de governador para eleger-se vereador. Não quis, pois sabia que a sua experiência seria fundamental para coordenar a minha campanha de prefeita e garantir a eleição de Pedro Ruas. Assim, conseguimos fazer uma bela campanha para a prefeitura, conquistando quase 10% dos votos dos porto-alegrenses, e elegemos dois vereadores. Um fenômeno para um partido com poucos recursos, pouco tempo de televisão e pouco tempo de existência. Nos bastidores, como presidente do PSOL, Roberto foi fundamental nessa vitória também.

Foi também como presidente do partido que Roberto articulou  as denúncias de corrupção que fizemos e coordenou a campanha pelo Fora Yeda. Mesmo sem ter um deputado estadual, o PSOL conseguiu ter um protagonismo decisivo no combate a governadora e suas falcatruas. Essa posição que conquistamos em muito se deve à postura corajosa de Roberto, sempre buscando inserir o partido na conjuntura política, intervindo na realidade em defesa dos interesses do povo. Se ele fosse deputado estadual naquele momento, podem ter certeza que a vida dos corruptos ficaria ainda mais difícil!

Como vocês podem ver, são poucos, muito poucos os militantes da estirpe do Roberto. É por isso que, mesmo tendo enorme carinho e orgulho de todos os candidatos do PSOL, tenho a ousadia de pedir o teu apoio à pré-candidatura de Roberto Robaina. Como deputado estadual ele vai ter a oportunidade de mostrar a todos os que buscam uma luz no fim do túnel de uma política cada vez mais desacreditada – pois infestada de carreiristas e corruptos – que o PSOL tem quadros com capacidade, coerência, combatividade e trajetória para oferecer. Roberto Robaina é um desses indispensáveis.

Grande abraço e boa luta!

Luciana Genro