Diário Regional, 21 de junho de 2010
Diário Regional, 21 de junho de 2010

| Saiu na Imprensa

PSOL oficializa Pedro Ruas como candidato ao Piratini

Partido Socialismo e Liberdade terá Ruas e Marilaine na disputa pelo governo do Estado

A militância do PSOL  do Rio Grande do Sul  homologou suas candidaturas aos cargos executivos e legislativos para as eleições de 2010. O vereador da Capital Pedro Ruas foi escolhido por unanimidade como candidato a governador, e compõe a chapa como vice Marliane Ferreira dos Santos, dirigente do CPERGS/Sindicato e primeira mulher negra a disputar o Piratini. A convenção foi sábado, 19, no salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Pompéia, em Porto Alegre.

Em seu discurso, Ruas afirmou: “temos uma chapa que vai crescer, inclusive, pelos erros dos nossos adversários, que são muitos e que caem cada vez mais em contradição. O voto no PSOL é o voto na esquerda”. Ele acrescentou que quer debater com Yeda Crusius a corrupção que o PSOL denunciou  no atual governo. “Quero cobrar diretamente dela a corrupção que denunciamos”.

O combate à corrupção e uma revisão da dívida do Estado com a União são os principais eixos da campanha  do partido.  “Acredito que esta dívida  já tenha sido paga várias vezes. Que dívida é essa que enquanto mais se paga mais aumenta? Temos que mostrar quem sempre ganha enquanto há miseráveis no Rio Grande do Sul”, afirmou o candidato entusiasmado com os aplausos da assistência.

Integrando a chapa majoritária para o senado foram escolhidos o professor da UFPel Luiz Carlos Lucas e a funcionária da Ufrgs Bernardete Menezes, a Berna. Na disputa pela primeira cadeira do PSOL na Assembleia Legislativa, estão 39 candidatos, entre eles, o presidente regional do partido, Roberto Robaina. Para a Câmara Federal, foram indicados 37 nomes: Luciana Genro busca a reeleição, assim como  Geraldinho, suplente que assumiu o mandato durante quatro meses, em 2009.

Na eleição nacional, Plínio de Arruda Sampaio é o pré-candidato do PSOL à Presidência da República. Apesar do constrangimento que Heloísa Helena deixou o partido anunciando em Alagoas que a candidata de seu coração é Marina Silva, do PV.

Fonte: Wálmaro Paz