Fernanda ganha troféu da Câmara Riograndense do Livro
Fernanda ganha troféu da Câmara Riograndense do Livro

| Notícias

Crédito: Wálmaro Paz

Defensora da leitura como instrumento de mudança, a vereadora de Porto Alegre Fernanda Melchionna foi agraciada, na noite de sexta-feira, 23, Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, com o troféu Amigo do Livro, concedido pela Câmara Riograndense do Livro. O evento ocorreu no auditório Erico Verissimo, do Instituto Cultural Norte-americano. O prêmio é concedido anualmente àquelas pessoas que se destacam na defesa do livro e do direito do autor.

Bibliotecária de formação, Fernanda foi a criadora da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura que teve imediatamente a adesão de 12 dos 36 vereadores da capital gaúcha. Em menos de um ano, já foram apresentados vários projetos pela vereadora e elaborada uma cartilha sobre a leitura lançada na Feira do Livro de Porto Alegre de 2009. Na última semana, Fernanda protocolou a proposta de criação do Dia do Escritor Gaúcho, a ser celebrado na data do aniversário do poeta Mario Quintana: 30 de julho.

Na Semana do Livro, de 19 a 23 de abril, Fernanda participou de diversas atividades. Na terça-feira, 20, fez uma palestra no encontro ‘O Livro e a Leitura: Acessibilidade e Inclusão Social’, promovido pelo Curso Técnico de Biblioteconomia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no auditório da Fabico. Na sexta à tarde, participou, também como palestrante, do Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia da Região Sul, no auditório da Faculdade de Odontologia, que teve a participação de 350 estudantes de diversos estados brasleiros. E à noite recebeu o troféu da Câmara Riograndense do Livro.


Fonte: fernandapsol.com.br