Em defesa dos aposentados e pensionistas
Em defesa dos aposentados e pensionistas

| Notícias

Os deputados do PSOL defenderam a votação dos projetos que tramitam na Câmara e tratam de questões de aposentados e pensionistas, como a Medida Provisória 475/2009, que reajusta os benefícios mantidos pela Previdência Social em 2010 e 2011, mas principalmente o Projeto de Lei 1/2007, que reajusta as aposentadorias e pensões de acordo com o valor do salário mínimo, e o Projeto de Lei 3299/2008, que estabelece o fim do fator previdenciário.

A previdência social é superavitária e, por isso, é possível conceder aumento bem superior ao proposto pela MP (6,14%). O governo opta por pagar juros e amortizações da dívida pública, que só no ano passado, foram de R$ 380 bilhões ao invés de reajustar dignamente as aposentadorias e pensões.

A deputada Luciana Genro defendeu aumento maior a aposentados e pensionistas e aprovação dos projetos do senador Paulo Paim (PLs 1 e 3299), que não são incluídos na pauta da Câmara devido a manobras da base governista. “É preciso acabar com a cortina de fumaça que alguns partidos fazem na tentativa de adiar as votações de projetos que só beneficiam quem já contribui muito com o país.”

A votação da MP 475 foi adiada para a próxima terça-feira, 4 de maio.


Fonte: Liderança do PSOL