Fernanda protesta contra novo aumento nos ônibus
Fernanda protesta contra novo aumento nos ônibus

| Notícias

Fotos: Maria Helena Sponchiado, CMPA

Em reação ao aumento da tarifa do transporte coletivo de Porto Alegre, que entrou em vigor nesta segunda-feira, 8, a vereadora Fernanda Melchionna utilizou a tribuna da Câmara Municipal para protestar. A parlamentar lembrou a quantidade de pães que pode ser comprada com o gasto que os trabalhadores terão a mais com o transporte em um mês. Quem utiliza duas passagens por dia, seis dias por semana, vai gastar R$ 7,20 a mais com a nova tarifa.

Esse aumento é maior que a inflação dos últimos meses. A passagem a R$ 2,45 representa um aumento de 6,52%, enquanto a inflação foi de 4,09% . “Isso só acontece por que os empresários do transporte, ano a ano, querem ganhar mais”, denunciou a vereadora, e completou: “Mas não haveria esse aumento se o prefeito não desse aval à sede de lucro do capital.”

“Trinta pãezinhos: isso é o que o prefeito Fogaça está tirando da mesa do trabalhador todos os meses para dar aos empresários”, exclamou na tribuna, ao mostrar os pães. Fernanda ainda lembrou que Porto Alegre tem uma das passagens mais caras do país.


Texto: Lara Nasi