PSOL junto com os estudantes em luta na Unipampa
PSOL junto com os estudantes em luta na Unipampa

| Notícias

A Unipampa – Universidade Federal do Pampa, fundada em 2006, é uma instituição multicampi que está instalada em 10 municípios das regiões Sul e Oeste do Rio Grande do Sul – Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Jaguarão, Bagé, Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Itaqui e São Gabriel -,  oferecendo 40 cursos em diversas áreas do conhecimento e tendo sede no município de Bagé.

A Unipampa faz parte do programa de expansão das universidades no Brasil e tem como meta atrelada ao programa Reuni – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais a disponibilização de 12 mil vagas até 2010. O Reuni é um projeto do governo federal que, como diz o nome, visa a reestruturar e expandir as Ifes – Instituições Federais de Ensino Superior em mais 130 mil vagas até 2010, mas com um aumento muito tímido nos investimentos para o ensino superior, que no governo FHC representavam 0,4% do PIB brasileiro, e hoje no governo Lula “saltaram” para ridículos 0,7%. O resultado disso não poderia ser dos melhores.

Hoje, diversas universidades vêm passando por situações constrangedoras, como a falta de estrutura física, professores, laboratórios e bibliotecas defasadas. A Unipampa é uma delas: a falta de estrutura física é clara, o curso de Fisioterapia, que está instalado no município de Uruguaiana, tem uma necessidade de, no mínimo, seis laboratórios e não possui nenhum, faltam restaurantes universitários e moradia estudantil em todos os campi, sendo que os alunos de baixa renda que passam o dia estudando estão sujeitos a horas  perdidas em transporte público e pagam do próprio bolso sua alimentação, as bibliotecas têm pouco espaço e pouquíssimos livros. No entanto, o maior problema da universidade é a falta de professores, e foi em torno dessa pauta que os estudantes da Unipampa começaram uma mobilização unificada.

A greve dos alunos começou no campus Uruguaiana no dia 4 de setembro. Eles paralisaram todas as aulas e iniciaram uma série de atos pedindo a resolução dos problemas que enfrentavam, culminando num grande ato que bloqueou a Ponte da Amizade, que liga a fronteira entre Brasil e Argentina, e teve repercussão em nível estadual, passando nos principais telejornais gaúchos. Após esse episódio, iniciou-se uma articulação com os outros campi da universidade, que passam pelos mesmos problemas de falta de estrutura e professores, no entanto, a estrutura multicampi sempre dificultou o encontro de todos os estudantes para construir uma pauta unificada de reivindicações, e nesse momento houve a abertura desse espaço. Durante a semana, com a ajuda de coordenadores do DCE-UFPel, foi possível organizar uma grande mobilização na cidade de Bagé. A movimentação começou com uma assembléia na manhã de 17 de setembro, onde estiveram presentes representantes de vários campi da Unipampa. Em assembléia, foi deliberada uma caminhada pela cidade, que conseguiu apoio da comunidade bageense. Houve encontro com os trabalhadores dos Correios, somando-se duas importantes mobilizações contra o governo Lula. A passeata tinha como destino a reitoria da universidade, após a chegada dos estudantes foi trancada até o momento em que a reitora Maria Beatriz Luce recebeu uma comissão de negociação dos estudantes, que portavam a seguinte pauta de reivindicações:

Infraestrutura
Construção de restaurantes universitários por cidade
Construção de casas do estudante por cidade
Construção de laboratórios específicos nos  cursos
Construção de clínica-escola para o campus da saúde

Logística
Linhas de transporte universitário por cidade

Administração
Garantia de planejamento estratégico para solucionar a falta de professores

Reitoria
Universidade ser responsável pela criação dos convênios de estágios
Garantia das vagas dos estágios curriculares, sob responsabilidade da universidade
Paridade nos conselhos e comissões da universidade
Abertura do processo eleitoral para reitor em 2009
Eleições diretas para reitor no primeiro semestre de  2010
Marcar nova reunião com a comissão de estudantes
Prazo para formulação do regimento em conselho que se torna paritário, acrescentando estudantes e técnicos -administradores à comissão já  existente
Prestação de contas e criação do conselho fiscal paritários, 1/3 e permanentes

Nessa reunião, foram alcançados alguns objetivos, como prazos e garantia de recursos, no entanto, a mobilização dos estudantes deve continuar até que todos os campi da universidade estejam funcionando adequadamente.

O PSOL e o movimento estudantil organizado na zona Sul, apoiaram, desde o começo, a greve dos estudantes da Unipampa e continuaremos acompanhando de perto cada passo da organização dos mesmos.

Gustavo Steiernagel
PSOL Pelotas
Diretório Estadual do PSOL
DCE-UFPel