Senadores recorrerão ao STF para desarquivar ações contra Sarney
Senadores recorrerão ao STF para desarquivar ações contra Sarney

| Notícias

Decisão foi tomada em reunião no gabinete do senador José Nery

Os senadores que assinaram recurso rejeitado pela mesa diretora do Senado contra o arquivamento, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, das acusações envolvendo o presidente da Casa, José Sarney, vão impetrar mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal, buscando o direito de investigar as denúncias. O recurso ao Plenário foi negado na última sexta-feira,21, pela segunda vice-presidente da Casa, Serys Slhessarenko (PT-MT).

Reunidos na manhã desta terça-feira, 25, no gabinete do líder do PSOL, José Nery (PA), os senadores Cristóvam Buarque (PDT-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Jefferson Praia (PDT-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Renato Casagrande (PSB-ES), ao lado de Nery, anunciaram que o mandado de segurança será solicitado até esta quarta-feira.

Sustentando que a crise não é uma página virada, o líder José Nery anunciou que, paralelamente a esse mandado de segurança, o PSOL ajuizará no STF uma Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Isso porque o partido entende que, ao negar as investigações que a oposição desejava fazer, o Senado descumpriu norma constitucional. Nery também informou que o senador Pedro Simon (PMDB-RS), embora não tenha participado da reunião, concordou com as decisões ali tomadas.


Fonte: Liderança do PSOL, com informações da Agência Senado