Pedro Ruas é nosso pré-candidato ao governo do RS
Pedro Ruas é nosso pré-candidato ao governo do RS

| Notícias
Ruas, Heloísa, Fernanda e Luciana (Débora Birck)

Fotos: Hugo Scotte e Débora Birck

O PSOL é o primeiro partido gaúcho a confirmar seu pré-candidato para o governo do Estado. O vereador de Porto Alegre Pedro Ruas foi escolhido pela maioria dos 147 delegados que lotaram o plenário e as galerias da Câmara de Vereadores da capital gaúcha durante todo o domingo, 12. A presidente nacional do partido, Heloísa Helena, foi a figura mais importante do evento. Ela acompanhou todos os debates atentamente, ao lado da deputada federal Luciana Genro. Estavam presentes ainda a vereadora Fernanda Melchionna e o presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, que foi reeleito para um novo mandato.

Luciana afirmou que a escolha de Ruas como candidato a governador do Estado está relacionada com a sua atuação como vereador, mas, principalmente, à determinação que vem tendo nas investigações sobre as irregularidades na compra da casa da governadora Yeda Crusius. Esse também foi um dos motivos da recondução de Robaina à presidência estadual.

Heloísa foi a primeira oradora do encontro e lembrou que a militância presente ao congresso gaúcho dá uma idéia da solidez do partido, que nasceu há cinco anos. “Estamos realizando uma importante construção partidária e nos mostrando como alternativa de poder para levar o povo brasileiro ao socialismo. Essa é a nossa mais linda bandeira e a mais bela declaração de amor à humanidade”, afirmou.

Na parte da manhã, foram debatidas e votadas as sete teses apresentadas pelos diversos grupos de militantes. Na votação, a tese da tendência MES – Movimento de Esquerda Socialista conseguiu a maioria dos votos.


por Wálmaro Paz