Jornal do Comércio, 13 de julho de 2009
Jornal do Comércio, 13 de julho de 2009

| Saiu na Imprensa

P-Sol lança Pedro Ruas ao Palácio Piratini

Faltando um ano para o início da campanha eleitoral de 2010, os partidos do Estado se mobilizam em encontros e congressos para escolher os futuros candidatos.

Ontem, o P-Sol inaugurou a lista oficial de pré-candidatos ao Palácio Piratini e confirmou a indicação do vereador de Porto Alegre Pedro Ruas à disputa. Ele foi escolhido pela maioria dos 147 delegados que participaram do II Congresso estadual da sigla, realizado na Câmara Municipal da Capital.

O encontro contou com a presença da presidente nacional do partido, Heloisa Helena. Em seu discurso, a ex-senadora e atual vereadora de Maceió lembrou da trajetória da legenda, que nasceu há cinco anos. “Estamos realizando uma importante construção partidária e nos apresentando como alternativa de poder para levar o povo brasileiro ao socialismo”, disse Heloisa.

A deputada federal Luciana Genro afirmou que a escolha de Ruas como pré-candidato ao Piratini está relacionada com a sua atuação nos episódios envolvendo o governo do Estado. “Principalemnte pela determinação que ele vem tendo nas investigações das irregularidade como a como a compra da casa da governadora Yeda Crusius (PSDB)”, ressaltou. Ainda na ocasião, Roberto Robaina foi reeleito presidente estadual do partido.

Nesse final de semana, o Partido Progressista (PP) começou uma série de encontros regionais visando às eleições de 2010. Além das estratégias políticas para o pleito, as reuniões irão discutir os nomes dos possíveis representantes da legenda ao Legislativo. A convenção estadual do PP está marcada para o dia 26 de setembro. Na sexta-feira, o presidente estadual do PT, Olívio Dutra, reuniu os três pré-candidatos do partido ao governo do estado . O deputado estadual Adão Villaverde, o ministro da justiça, Tarso Genro, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, conversaram sobre a pauta do 19ª Encontro Estadual Extraordinário, que será realizado no próximo final de semana na Assembléia Legislativa. Entre os principais tópicos estão a tática eleitoral e a política de alianças do partido. Mais de 1.400 delegados são esperados para o evento, que deve confirmar o nome de Tarso Genro.

EDGAR LISBOA

Carros de som

A deputada Luciana Genro (P-Sol) defendeu a utilização de carros de som nas campanhas eleitorais durante a votação da proposta da Reforma Eleitoral. “O carro de som é um instrumento de popularização da campanha, com o qual nós podemos ir às vilas, aos bairros e dialogar com a população, é um meio de comunicação relativamente barato e que propicia esse diálogo direto com a população”, justificou a parlamentar.