Correio do Povo, 29 de julho de 2009
Correio do Povo, 29 de julho de 2009

| Saiu na Imprensa

PSol promete para hoje nova representação

O PSol anunciou ontem que pretende ampliar o número de denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney. Em nota, o senador José Nery (PSol-AC) prometeu entregar hoje ao Conselho de Ética nova representação contra Sarney.

Até o momento, constam quatro representações contra Sarney. Além das três protocoladas ontem pelo PSDB, o próprio PSol havia apresentado uma, a respeito dos atos secretos. Agora, o partido quer que o conselho investigue se um financiamento no valor de R$ 1,3 milhão, obtido pela Fundação José Sarney junto à Petrobras, por meio do Ministério da Cultura, teria sido desviado para outros fins. A sigla também pedirá que seja apurada a omissão de duas casas de Sarney em declarações à Justiça Eleitoral.

Uma representação tem mais peso político do que a denúncia de um senador, uma vez que não pode ser arquivada antes de apreciada. Para cada representação, será designado um relator. O presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), é aliado do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), e tem a prerrogativa de arquivar sumariamente as denúncias


Luciana Genro pede licença da Câmara

A deputada federal Luciana Genro, do PSol, irá tirar uma licença-saúde de cinco dias e mais 120 dias ‘para tratar de interesse pessoal’, conforme divulgou ontem por meio de nota. Ela informou que neste período fará um pequeno procedimento ambulatorial. Depois tratará de questões pessoais que a impedem de viajar a Brasília, mas seguirá trabalhando normalmente no RS.