Jornal do Comércio, 25 de junho de 2009
Jornal do Comércio, 25 de junho de 2009

| Saiu na Imprensa

P-Sol busca apoio para criar a CPI da Máfia

Na tentativa de instalar uma CPI para investigar os recentes escândalos do Senado, o senador José Nery (P-Sol-PA) deu início ontem à coleta de assinaturas para viabilizar a criação da comissão. Para que a CPI seja instalada, é necessário que 27 senadores assinem o requerimento com o pedido da sua criação.

Batizada de “CPI da Máfia do Senado”, a comissão tem como objetivo investigar a edição de atos secretos na instituição, a suspeita de corrupção em empréstimos consignados firmados pela Casa, além da denúncia de superfaturamento nos contratos de prestação de serviços do Senado.

Nery só conseguiu, até agora, a assinatura do senador Jefferson Praia (PDT-AM). O senador reconhece que, diante da suspeita de que senadores podem estar envolvidos no escândalo dos atos secretos, terá dificuldades para conseguir apoio.

“Se a coisa forpior do que a gente imagina, paciência. A recusa pode significar que a gente quer adiar a solução dos problemas. Os que têm postura ética não devem temer as investigações”, diz Nery.

O senador acredita que os 663 atos secretos editados nos últimos 14 anos são apenas o início de uma série de irregularidades existentes no Senado. “Os atos secretos têm gravidade porque são ilegais, mas se formos investigar a extensão do problema, ele está nos contratos firmados pelo Senado”, afirmou.