Situação de militares candidatos é debatida
Situação de militares candidatos é debatida

| Notícias

Militares teriam sido transferidos como medida punitiva pelo Exército

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou, nesta quarta-feira, 6, o requerimento nº 10/2009, de autoria dos deputados do PSOL Luciana Genro e Chico Alencar (RJ), para realização de audiência pública para tratar de transferências de militares que concorreram nas eleições municipais de 2008. Conforme denúncias, os militares foram transferidos de municípios e até de estados como medida de punição por terem disputado cargos no pleito do ano passado. Para Luciana, mesmo que as regras de militares sejam diferentes das dos civis, não se pode aceitar perseguições políticas nem arbitrariedades.

Matéria divulgada pela Folha de S. Paulo, em 28 de dezembro de 2008, traz declarações do capitão do Exército de General Câmara (RS), Luís Fernando Ribeiro de Souza, que afirma a existência de “manobra do Exército de transferir militares que concorreram nas eleições municipais”. As transferências foram confirmadas por ofício, assinado pelo general de Divisão, comandante Joaquim Silva e Luna, chefe de gabinete do comandante do Exército. Reportagem seguinte, datada de 23 de janeiro de 2009, aponta que o capitão Luís Fernando já foi vítima de quatro procedimentos de punição disciplinar, sendo até detido pelo comando da unidade de General Câmara.

Para a audiência pública, ainda sem data marcada, os deputados do PSOL convidam o capitão Luís Fernando Ribeiro de Souza e o comandante Joaquim Silva e Luna.

Fonte: Liderança do PSOL