Troca da reitoria, federalização e CPI da Ulbra já!
Troca da reitoria, federalização e CPI da Ulbra já!

| Notícias | Pronunciamentos

A deputada federal Luciana Genro se reuniu nesta quinta-feira, 16, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar sobre a crise na Ulbra – Universidade Luterana do Brasil. Ele contou que há graves indícios de irregularidades na instituição, cujos funcionários estão em greve e os pacientes sem atendimento nos hospitais. Diante do relato do ministro, a parlamentar foi à tribuna pedir que os deputados assinem seu requerimento para a criação de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para avaliar a questão da Ulbra, já que envolve a educação e a saúde de milhares de brasileiros.

Luciana defende ainda a troca da reitoria e a federalização da universidade, a fim de garantir os empregos de seus servidores, as aulas e os atendimentos nos hospitais. São necessárias 172 assinaturas para a abertura da CPI.

Confira a íntegra do pronunciamento:

“Sr. presidente,

Vou fazer um breve relato da reunião que tivemos hoje com o ministro da Educação sobre o tema da Ulbra, que passa por uma crise gravíssima, com professores e funcionários em greve, que se dá porque há uma má-gestão na universidade. Os salários estão atrasados e há dívidas imensas.

Dissemos hoje ao ministro da Educação que vemos como única saída a federalização da Ulbra. Esse é um caso típico em que o Estado precisa intervir para garantir empregos, o ano letivo, diplomas dos alunos e o atendimento à saúde dos pacientes dos hospitais da Ulbra.

O ministro nos disse que há graves indícios de irregularidades na Ulbra. Isso já sabíamos, mas agora é o ministro da Educação que está dizendo.

Por isso, exortamos todos os deputados a darem apoio ao nosso pedido de CPI. Assinem o requerimento para que possamos investigar as causas dessa crise financeira e, principalmente, os responsáveis que estão na reitoria.”