Projeto contra demissões ganha apoio do senador Pedro Simon
Projeto contra demissões ganha apoio do senador Pedro Simon

| Notícias
Ruas, Robaina, Luciana e Simon

Ruas, Robaina, Luciana e Simon

A deputada Luciana Genro esteve na quarta-feira em Rainha do Mar para encontrar o senador Pedro Simon em sua residência de veraneio. Junto com o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas e o presidente estadual do PSOL, Roberto Robaina, ela foi pedir seu apoio a projeto de lei 4551/2008 – de autoria da parlamentar -, que busca dar um instrumento ao governo para congelar as demissões por seis meses, período em que a crise econômica deve ser mais grave.

A proposta, que Ruas como advogado trabalhista ajudou a elaborar, é inspirada na resolução 158 da OIT – Organização Internacional do Trabalho, que proibe demissões sem justa causa. “O senador não só apoiou como se comprometeu a fazer um pronunciamento no Senado, e sugeriu uma emenda que trate das pequenas e médias empresas que possam estar à beira da falência, o que eu também considerei necessário”, comentou Luciana.

Na terça-feira, uma moção de apoio ao projeto foi aprovada na Câmara de Porto Alegre por unanimidade. Os líderes de todos os partidos se pronunciaram, destacando a importância da proposta. “O problema do desemprego está preocupando a todos, e é necessário buscar uma forma de frear as demissões”, apontou a líder da bancada do PSOL. Ela apresentou ainda o projeto 4531/2008, que amplia o seguro-desemprego para até dez meses.

Luciana está fazendo uma verdadeira peregrinação em defesa de sua proposta contra as demissões. Ela deve se reunir ainda com os senadores Paulo Paim e Sérgio Zambiasi, com os quais já conversou por telefone e se mostraram simpáticos à proposição. A parlamentar pretende também levar o projeto diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.