Zero Hora, 7 de agosto de 2010
Zero Hora, 7 de agosto de 2010

| Saiu na Imprensa

DEPOIS DO DEBATE
Popularidade de Plínio explode nas redes sociais

Enquanto os presidenciáveis que aparecem como favoritos nas pesquisas disputam o título de vencedor do debate de quinta-feira na TV Bandeirantes, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) não tem dúvidas: ele foi o vitorioso. Citado em sites de notícias e no Twitter, Plínio se comparou ao presidente dos EUA.

– É o efeito Obama. A televisão é um perigo. Estou sendo reconhecido na rua. É incrível – disse.

Sua popularidade, ao menos cibernética, deu um baita salto e ele conseguiu se colocar como grande novidade no cenário – uma novidade com 80 anos de vida e 52 de vida política.

– Plínio foi a palavra mais citada no mundo no Twitter. Nem entendo muito bem o que é isso – empolga-se o candidato. “Só sei que é muito compensador.”

Numa caminhada pelo centro de São Paulo, ontem, Plínio recebeu manifestações de admiração pelo seu desempenho no encontro com os oponentes. Mas o número de pessoas que o seguiram de fato, em carne e osso, ficou na média de 60 pessoas. O que disparou mesmo foram os seguidores virtuais de Plínio. Na quarta-feira, ele tinha cerca de 9 mil. Hoje, já passava de 15 mil.

– O bom é que é tudo rapaziada, né? – ele se envaidece.

E é, mas é uma rapaziada que brinca com a idade do candidato, de forma irônica, embora geralmente carinhosa:

– Estou ciente disso, é parte do jogo. Todos têm direito à expressão, mas sinto que a maioria dos comentários foi mesmo de apoio.

A alegria de Plínio por ter alcançado o topo dos tópicos mais populares do Twitter durante o debate poderia ser esfriada se ele visse os números absolutos. De acordo com a consultoria E.Life, entre as 10h de quinta e o meio-dia de ontem, 35.627 mensagens mencionavam o candidato. Dilma Rousseff teve 107.554 menções, José Serra, 67.184, e Marina Silva, 51.263.

Por que ele chegou ao topo, então?

– O Twitter mudou recentemente os critérios do ranking, passando a incluir tópicos que tenham um boom repentino, que sejam novidade e tenham volume de referências – explica Alessandro Lima, presidente da E.Life.

“Boom repentino” é tudo que Plínio quer ouvir.

– Vamos saber só nas próximas pesquisas se esse apoio na internet vai se converter em votos. Mas estou muito satisfeito com a repercussão, porque eu não queria jogar números, queria discutir ideias – diz.

ROSANE DE OLIVEIRA

Depois do debate na Bandeirantes, dificilmente alguma emissora vai deixar de convidar o candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio: ele é a garantia de que o telespectador não dormirá sentado em frente à TV.

CAROLINA BAHIA

WILLIAM VOLCOV, AE

Atração
Marina Silva (PV) pecou na falta de ousadia. Deixou todo o palco para Plínio de Arruda Sampaio (PSol, foto) e sua verve sarcástica.