Aliada na defesa dos direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) acompanha há anos as lutas relacionadas a estas pautas em Passo Fundo. Na última semana, ao cumprir uma série de agendas na cidade, a parlamentar visitou o novo espaço de atendimento do Centro de Referência da Saúde da Mulher e LGBTQIAPN+. O local, que é único no norte do estado, recebeu da deputada uma emenda de R$100 mil para melhorias no espaço.
“Esse novo espaço representa dignidade para quem atende e para quem é atendido. Depois de anos denunciando as condições insalubres do antigo prédio, fico muito feliz em ver que agora as mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+ de Passo Fundo contam com um ambiente seguro, acolhedor e adequado. Investir nesse centro é investir em vidas, em saúde pública e em respeito.”
A parlamentar foi recebida pela assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Saúde LGBTQIAPN+, Talissa Tondo, e as enfermeiras e Coordenadoras do Centro de Referência de Saúde da Mulher, Fernanda Lazzaretti e Cássia Orsolin Comin, que destacaram a importância da atuação da deputada e sua equipe para o que chamou de concretização de um sonho.
“É um alívio poder receber as pessoas em um espaço que finalmente corresponde à importância do trabalho que realizamos. O novo centro nos permite ofertar um cuidado mais acolhedor, com privacidade, estrutura e qualidade, fortalecendo ainda mais o compromisso com a saúde das mulheres e da população LGBTQIAPN+”, ressaltaram.
O Centro de Referência da Saúde da Mulher e da População LGBTQIAPN+ de Passo Fundo passa a atender no terceiro andar da Rua Antônio Araújo, nº 1151. O local também abriga o Centro Pós-Covid e o Centro de Referência de Saúde do Idoso, concentrando em um único endereço serviços especializados essenciais para garantir o cuidado integral da população.
O Centro de Referência oferece cuidado especializado com uma equipe multiprofissional formada por assistente social, enfermagem, psicologia, nutrição, psiquiatria, endocrinologia, clínica geral e ginecologia. Atua com uma abordagem inclusiva e sensível às diferentes vivências das Mulheres e da população LGBTQIAPN+, eliminando barreiras de acesso e garantindo acolhimento sem preconceitos.
Ainda em 2023, a deputada cobrou a Prefeitura sobre as condições extremamente precárias do antigo espaço, após receber relatos de pacientes e constatar problemas como pisos danificados que impedem a higienização adequada, paredes mofadas, salas sem janelas ou divisórias que comprometem a privacidade, além da falta de pias em locais apropriados, o que expõe profissionais e usuários a riscos sanitários e enviou ofício ao Executivo municipal exigindo apuração e medidas urgentes.