Luciana Genro está cobrando acerca da falta de policiais da Brigada e Polícia Civil
Luciana Genro está cobrando acerca da falta de policiais da Brigada e Polícia Civil

| Segurança Pública

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está cobrando informações à Secretaria de Segurança Pública sobre a grave falta de efetivo da Polícia Civil e da Brigada Militar em Santa Maria e na Região Central do Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorre após declarações de autoridades das corporações alertarem para o agravamento da situação.

“É inaceitável que municípios do Rio Grande do Sul tenham apenas um policial civil para atender toda a população. O déficit de efetivo coloca em risco a segurança das pessoas e exige respostas urgentes do governo. Tenho defendido melhores condições de trabalho para os policiais, e isso passa por ter o efetivo necessário para que os agentes não fiquem sobrecarregados”, afirmou a deputada.

Segundo o delegado regional Sandro Meinerz, a cidade de Santa Maria conta hoje com cerca de 20% menos policiais civis do que em 2015, o que representa aproximadamente 40 agentes a menos. Mesmo com 11 delegacias, incluindo unidades especializadas, a carência de servidores compromete o atendimento à população. A situação tende a piorar, já que mais de 15% do efetivo está em condições de aposentadoria e o próximo concurso ainda não foi sequer aberto. Assim, a entrada de novos policiais só deve ocorrer a partir de 2027, considerando o tempo necessário para formação. Como medida emergencial, a Polícia Civil avalia o retorno temporário de policiais aposentados.

Na Brigada Militar, o quadro não é diferente. Conforme o coronel Cleberson Bastianello, comandante do CRPO Central, o déficit no efetivo chega a 30% a 40%. Apesar dos avanços tecnológicos, a presença de policiais é indispensável para a segurança ostensiva.

Diante desse cenário, Luciana Genro questiona o governo sobre o diagnóstico oficial da Secretaria de Segurança sobre o déficit da Polícia Civil e da Brigada Militar em Santa Maria e região; a previsão de abertura de concursos públicos para recomposição dos quadros e o cronograma para posse dos novos servidores; e medidas emergenciais que serão tomadas até 2027 para evitar o colapso da segurança.

Além disso, a parlamentar também pergunta quais os planos de valorização salarial e de melhoria das condições de trabalho para reduzir a evasão de policiais e quais providências específicas para os municípios que contam hoje com apenas um policial civil.