Ciclo de debate "feministas em luta" finalizou as agendas do dia 4/9
Ciclo de debate "feministas em luta" finalizou as agendas do dia 4/9

| Assembleia Legislativa | Interior | PSOL

A deputada Luciana Genro (PSOL) esteve em Passo Fundo nos dias 4 e 5 de setembro, onde realizou uma intensa agenda de visitas e reuniões com foco em direitos humanos, saúde, meio ambiente e combate à violência contra as mulheres.

“Estar em Passo Fundo e dialogar diretamente com a população, com os trabalhadores e com as instituições é fundamental para que possamos seguir a nossa luta em defesa da dignidade, da saúde, dos direitos das mulheres e da preservação do meio ambiente. Essas agendas mostram a urgência de investimentos públicos e da priorização da vida em todas as áreas”, afirmou a deputada estadual Luciana Genro (PSOL).

Em Passo Fundo, Luciana conta com a atuação de sua assessoria política, representada por Ingra Costa e Silva, que articula as ações do mandato na cidade e leva as demandas locais diretamente para a deputada. Foi a partir desse trabalho que se organizaram as agendas realizadas na última semana, todas acompanhadas pela presença da assessora.

Visita ao Presídio Regional

Luciana iniciou a agenda no Presídio Regional de Passo Fundo, onde a superlotação atinge cerca de 230% da capacidade. A deputada verificou que não há dormitórios adaptados para pessoas idosas, há superlotação também na área feminina e o número de servidores é insuficiente, sendo esta uma das principais reivindicações de Policiais Penais, que cobram o chamamento de aprovados no último concurso estadual. Além disso, foi solicitado o cronograma da obra que deverá ampliar dormitórios e reduzir a pressão sobre as celas superlotadas.

Centro de Referência da Saúde da Mulher e da população LGBTQIA+

Na sequência, Luciana Genro visitou o Centro de Referência da Saúde da Mulher e da população LGBTQIA+, que atende mais de 1.000 pessoas. O espaço, que aguarda transferência para um local maior e mais adequado, enfrenta falta de materiais, salas de atendimento e estrutura para a equipe. A deputada já destinou R$ 100 mil em emenda parlamentar para aquisição de mobiliário, recurso que será aplicado assim que ocorrer a mudança de sede. Para fortalecer a luta pelo novo Centro de Referência, Luciana encaminhou um pedido de cronograma de mudança de local e também da execução da emenda, que já está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Hospital Beneficente Dr. César Santos

Em seguida, Luciana esteve no Hospital César Santos, único hospital 100% SUS de Passo Fundo, referência regional em saúde. Recebida pelo diretor Luís Schneiders e sua equipe, a deputada visitou as instalações do Hospital e conversou com as trabalhadoras e trabalhadores. A instituição está concluindo uma obra de melhorias, e a deputada se comprometeu a destinar R$ 100 mil em emenda parlamentar para reforçar a estrutura e qualificar o atendimento.

EcoLAR e a luta ambiental

Luciana Genro também conheceu o EcoLAR, movimento fundado em Passo Fundo pelo ativista Alexandre Vieira, biólogo de formação. A visita oportunizou o debate pautas ambientais e conhecer a resistência ao corte de árvores e desmatamentos na cidade. O espaço, construído de forma ecológica com garrafas de vidro, busca se consolidar como referência de mobilização popular, abrigando escolas, coletivos e lutas em defesa do meio ambiente.

Atividade feminista e cultural

Encerrando o dia, Luciana participou da atividade “Feministas em luta”, ao lado da deputada federal Fernanda Melchionna, também do PSOL. O evento ocorreu no Rito – Espaço Coletivo, com feira feminista, apresentações culturais e o encerramento animado pelo Bloquito do Rito.

Audiência sobre feminicídios

No dia seguinte, Luciana participou da audiência da Comissão Externa de Combate aos Feminicídios, realizada na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo. Foram relatadas graves deficiências: ausência de hora extra e sobreaviso para casos de feminicídio, falta de viaturas adequadas para áreas de difícil acesso, carência de pessoal e de tornozeleiras eletrônicas na região, que hoje precisam ser buscadas em Porto Alegre.

“Como coordenadora da Comissão Externa de Combate aos Feminicídios, tenho recebido denúncias em todo o Rio Grande do Sul sobre a falta de estrutura das DEAMs. Aqui em Passo Fundo, vimos de perto a carência de viaturas, de servidores e até de tornozeleiras eletrônicas, o que coloca vidas em risco. Nosso papel é cobrar do Estado prioridade para proteger as mulheres e enfrentar de verdade a violência de gênero”, destacou a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL).

Próxima agenda em Passo Fundo

Luciana Genro voltará a Passo Fundo em breve. A deputada já tem aprovada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos uma Audiência Pública sobre intolerância religiosa, que será realizada na primeira quinzena de novembro. Essa atividade faz parte de uma série de encontros que Luciana está promovendo em diversas cidades do Rio Grande do Sul, com o objetivo de refletir sobre os episódios de intolerância religiosa e debater caminhos para garantir a segurança e a liberdade de crença de todas as pessoas.