Luciana Genro participou do evento ao lado de protetoras e protetores da causa animal.
Luciana Genro participou do evento ao lado de protetoras e protetores da causa animal.

| Animais | Direitos Animais

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta sexta-feira (1º), a proposta de criação de um Fundo Estadual de Bem-Estar de Animais Domésticos. A deputada Luciana Genro (PSOL), uma das parlamentares mais atuantes nesta causa, foi a única deputada a participar do evento e destacou a importância do avanço que esse fundo possibilitará.

“A criação deste fundo será um passo importante no caminho de criar políticas públicas permanentes voltadas aos bem estar animal. E quando lutamos pelo bem-estar animal também lutamos pelo bem-estar das pessoas que atuam nesta causa. Vemos as protetoras e protetores cotidianamente sofrendo com angústia, depressão, esgotamento, sem apoio e tirando do próprio bolso para suprir as demandas”, apontou Luciana Genro.

O anúncio foi feito no Palácio Piratini pelo governador em exercício, Gabriel Souza, que é médico veterinário. Ele relatou que este será o primeiro fundo estadual no Brasil e que será gerido por um Conselho Gestor, que contará inclusive com a participação da sociedade civil. Estas verbas, então, poderão ser destinadas para fundos municipais, para programas da Secretaria de Meio Ambiente ou diretamente para entidades atuantes na causa animal.

A notícia foi recebida de forma positiva pelas protetoras e protetores, que lotaram o Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, inclusive Lúcia Luz, da ONG Cão da Guarda e parceira do mandato. “A vida de quem é protetora da causa animal é marcada por desafios constantes, falta de recursos e abandono do poder público. Por isso, a criação desse fundo representa uma esperança concreta de que essa realidade possa começar a mudar”, destacou Lúcia.

O governo irá enviar o projeto para a Assembleia Legislativa na próxima semana, segundo o anunciado. “Podem contar com o meu apoio para aprovar essa proposta, mesmo sendo de oposição ao governo, este tema merece a nossa unidade e uma aprovação rápida”, afirmou Luciana Genro.