Cerca de uma semana após a deputada Luciana Genro (PSOL) visitar a vila Contel no bairro Guajuviras e constatar a situação da comunidade que convivia com esgoto a céu aberto, a Prefeitura de Canoas está fechando o buraco que havia no local. Os moradores relataram à parlamentar que conviviam com o problema há 5 anos.
Os moradores têm se mobilizado fortemente e cobrado do poder público que resolva o problema. Luciana Genro também solicitou uma reunião com a prefeitura sobre o caso para cobrar providências urgentes. Após a visita da deputada, uma equipe de telejornalismo foi ao local nesta segunda-feira (17) e, nesta quarta-feira (19), as obras foram iniciadas.
“Esperamos que a solução seja permanente e que a comunidade finalmente pare de sofrer com o esgoto, que traz perigos sanitários para os moradores do bairro. A atuação da prefeitura foi uma vitória da mobilização dos moradores, que certamente irão continuar atentos. Meu mandato também vai seguir acompanhando de perto essa pauta”, afirmou Luciana Genro, que está em contato com os moradores juntamente com o presidente do PSOL Canoas, Rodrigo Cebola.
Segundo relatos feitos à deputada, a comunidade já havia buscado diversas vezes apoio do Poder Municipal para solucionar o problema. Diante do descaso, em pelo menos duas ocasiões, os próprios moradores precisaram arcar com os custos da contratação de uma bomba para tentar desobstruir as valas. A comunidade também denunciou a situação junto ao Ministério Público e realizou um abaixo-assinado.
A situação se agravava em dias de chuva, quando o esgoto e o chorume transbordavam das valetas e invadiam as casas, gerando um cenário de risco sanitário e insegurança para as mais de 60 famílias que ali vivem.