A deputada Luciana Genro tem sido uma forte aliada na luta antirracista ao longo dos anos. Este trabalho é constante tanto dentro do Parlamento, quanto nas ruas, realizando audiências públicas, projetos de lei e cobranças realizadas, assim como atuando nas lutas trazidas pelo movimento negro. Durante o ano de 2024, não foi diferente.
A Lei Vini Jr, proposta pela parlamentar, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em julho. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa por unanimidade um dia após serem anunciadas as prisões de três pessoas por racismo contra o jogador brasileiro Vini Jr na Espanha.
A lei determina um protocolo para lidar com casos de racismo e demais preconceitos em partidas esportivas. Prevê que o jogo seja interrompido até que a conduta suspeita seja cessada e, caso volte a ocorrer, que os atletas se retirem da quadra por dez minutos. Se, mesmo após essas duas medidas, a situação seguir, a partida deverá ser encerrada. Caso a ocorrência seja registrada antes do início da partida, o árbitro poderá cancelar o jogo a depender da gravidade do caso. Os organizadores e administradores dos estádios deverão divulgar o protocolo de que trata a lei por meio de recursos visuais de amplo alcance.
A parlamentar também propôs a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao autor Jeferson Tenório. O autor já venceu o Prêmio Jabuti, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre e, com sua obra “O Avesso da Pele”, integra as leituras obrigatórias da UFRGS, recebeu a mais alta honraria do parlamento gaúcho.
Além dessas ações, a parlamentar também se reuniu com a nova secretária do Hip Hop do RS, Jaqueline Pereira, mais conhecida como Negra Jaque, e se comprometeu em trabalhar em conjunto com a Secretaria do Hip Hop, contribuindo para viabilizar a realização do Festival de Mulheres do Hip Hop “Elas por Elas”.
Luciana Genro também levou uma série de casos para a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. Dentre eles, o do motoboy Everton da Silva, que foi detido pela Brigada Militar e tratado como criminoso mesmo tendo sido vítima de uma tentativa de homicídio no bairro Rio Branco, em Porto Alegre.