Vereadora reeleita no Rio de Janeiro e viúva de Marielle Franco, Monica Benicio (PSOL) receberá a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa gaúcha, por proposição da deputada e presidenta da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Luciana Genro (PSOL). A homenagem é um reconhecimento por seu trabalho em defesa dos Direitos Humanos.
A entrega da medalha ocorre nesta segunda-feira (18), ocasião em que Monica também lançará na Feira do Livro sua obra “Marielle e Monica: Uma história de amor e luta”, que conta a história dela com Marielle Franco.
Desde o brutal assassinato de Marielle, em 2018, Monica tem sido uma porta-voz da luta por justiça. Em 2020, ela foi eleita vereadora no Rio de Janeiro pelo PSOL e tem exercido um mandato antifascista, comprometido com a luta das mulheres e das pessoas LGBTQIA+.
“Para mim é uma honra homenagear a Monica, ativista social há décadas, que tanto contribui na luta pelos direitos humanos no nosso país e incansável na busca por justiça para a nossa Marielle Franco”, afirma Luciana Genro.
A entrega da medalha ocorre na segunda-feira, dia 18, a partir das 13h no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. Em seguida, Monica lançará seu livro a partir das 15h30 no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223).