A convite da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), representantes da comunidade da Escola Estadual Leopolda Barnewitz levaram à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa a denúncia da tentativa de municipalização da escola.
“Tenho acompanhado a situação das famílias da Leopolda, que estão mobilizadas para garantir que a escola siga funcionando. A instituição é muito querida pela comunidade local, que quer que ela siga funcionando da maneira como está”, afirma Luciana Genro.
A comunidade obteve da Secretaria de Educação o compromisso de não inviabilizar o funcionamento da escola, uma das poucas de turno integral da região. No entanto, foram surpreendidos com a não abertura de vagas para o primeiro ano em 2025. Ainda, a escola não está disponível para inscrição no concurso de diretores em curso.
A Comissão de Educação irá acionar a Defensoria Pública para apoiar a escola, e a diretora do 39º núcleo do CPERS, Neiva Lazzarotto, irá levar o caso ao jurídico do sindicato. Os mandatos das deputadas continuarão apoiando a luta da comunidade escolar.