Foto Fernando Gomes / ALRS.
Foto Fernando Gomes / ALRS.

| Corpo de Bombeiros

Foi paga ao Corpo de Bombeiros do município de Nova Santa Rita a emenda parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), aprovada em 2023, no valor de R$ 50 mil, para viabilizar a aquisição de equipamentos de resgate em altura para o 3º GBM da cidade.

Luciana Genro tem sido uma aliada nas lutas dos bombeiros por mais direitos, nomeações e reconhecimento. Após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a parlamentar oficiou o Comando-Geral dos Bombeiros Militares cobrando esclarecimentos sobre o atraso no pagamento aos bombeiros que retornaram à ativa por meio do Programa Mais Efetivo.

Após o trabalho nas enchentes, os servidores do Corpo de Bombeiros Militar foram tratados com completo descaso pelo governo estadual. Os profissionais, que foram fundamentais para salvar a vida de milhares de gaúchos em meio à tragédia climática do último período, também não receberam integralmente as diárias dos dias trabalhados. As diárias são pagas quando os bombeiros saem de suas cidades para atuar em outro município, que esteja a mais de 50 km de distância, e servem para custear alimentação e hospedagem. Luciana Genro oficiou o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, cobrando que as diárias pendentes sejam pagas em sua totalidade.

Além disso, no início de 2024, a parlamentar foi procurada por servidores e aprovados no último certame para o Corpo de Bombeiros Militar, que relataram a insuficiência dos chamamentos divulgados pelo governo estadual. Luciana Genro oficiou o governo, questionando se há um cronograma para o chamamento dos aprovados e qual a previsão e o planejamento da Administração para solucionar essa questão. O documento também solicitou as justificativas legais e fáticas que impedem a nomeação do restante dos candidatos aprovados, considerando o déficit existente na instituição.