Cruzeiro do Sul foi um dos municípios duramente afetados, com muitas casas destruídas. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Cruzeiro do Sul foi um dos municípios duramente afetados, com muitas casas destruídas. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

| Moradia

O governo federal anunciou que as famílias gaúchas que tiveram suas residências afetadas pela enchente que atinge o estado terão direito a um benefício de R$ 5,1 mil em parcela única, o Auxílio Reconstrução. As prefeituras serão responsáveis por informar quais famílias têm direito ao benefício, por isso, a deputada Luciana Genro (PSOL) solicita a criação de um portal por meio do qual os cidadãos possam acompanhar este processo.

“É importante que as pessoas consigam saber se seu município já entregou os documentos e já está com o processo encaminhado. Isso garante transparência e torna mais fácil delas acompanharem a partir de quando podem solicitar o seu benefício”, afirma a deputada. Ela oficiou o ministro Paulo Pimenta com a solicitação.

Ainda, a parlamentar também pediu ao governo do estado que avalie a possibilidade de disponibilizar servidores estaduais às forças-tarefa das prefeituras que estejam envolvidas nesse processo, devido à necessidade de agilidade.

Após os municípios informarem as famílias que têm direito, os atingidos devem se cadastrar no aplicativo gov.br para ter acesso ao recurso. A partir daí, a Caixa irá liberar os valores em até 48 horas, em uma conta poupança social digital que será aberta automaticamente em nome do beneficiário. Se a pessoa já tiver conta na Caixa, o dinheiro será depositado nessa conta.