A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) está colhendo assinaturas para instalar a Frente Parlamentar contra a privatização da Trensurb na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A deputada tem sido atuante na luta contra a privatização da empresa e recentemente esteve presente na manifestação promovida pelo Sindimetrô-RS que lançou a Frente Unificada em Defesa da Trensurb.
A empresa pública, em operação desde 1985, transportou aproximadamente 31 milhões de usuários apenas em 2023, o equivalente a uma média mensal de 2,6 milhões de passageiros. “É imprescindível a manutenção do controle público sobre o serviço, para garantir a qualidade para os usuários e a estabilidade do trabalho dos mais de mil metroviários, servidores de carreira, que integram a trajetória dessa empresa”, pontuou Luciana Genro.
Em 2019, o governo federal incorporou a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ao Programa Nacional de Desestatização (PND), em resposta às recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). Durante o ano de 2023, o governo retirou várias empresas públicas do plano de privatização, entretanto, a Trensurb permanece na lista, mesmo com as garantias do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, de que seria excluída do processo.
São necessárias 19 assinaturas para que a Frente Parlamentar possa ser instalada. A deputada já encaminhou o requerimento ao Presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, e aguarda a tramitação do processo.