| LGBT

Neste dia 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) elaborou um projeto de lei para garantir ações afirmativas para pessoas transexuais na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). A proposta tem como objetivo promover inclusão e fornecer maiores oportunidades para uma população constantemente deixada à margem pela sociedade.

“O acesso à universidade para populações que sofrem discriminação é uma pauta fundamental. No caso das pessoas transexuais, elas muitas vezes têm uma vida escolar marcada pelo preconceito, pela necessidade de começar a trabalhar cedo quando não são aceitas pelas famílias. Então, garantir a sua entrada na universidade é um importante passo”, afirma Luciana Genro. A proposta será protocolada dia 1º de fevereiro, quando a Assembleia Legislativa retoma os trabalhos.

A deputada também é fundadora e presidente do Emancipa no Rio Grande do Sul, uma organização de educação popular que tem como principal eixo um cursinho pré-vestibular e pré-ENEM, que já auxiliou centenas de jovens a ingressarem na universidade.

Histórica aliada da causa LGBTQIA+, Luciana Genro tem uma série de iniciativas e propostas voltadas para esta população. Ela também é autora do projeto que propõe cotas para transexuais em concursos públicos do Rio Grande do Sul, assim como do que determina a criação do Fundo Estadual para Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+.

Em emendas parlamentares, Luciana Genro destinou ao longo dos anos mais de R$ 600 milhões para questões voltadas a esta comunidade, incluindo para a compra de hormônios por parte do Ambulatório Trans em Porto Alegre, valor que permitiu a hormonização gratuita de pacientes.

A deputada está presente e apoia diversas paradas do orgulho LGBTQIA+ ao redor do estado, sendo também a autora do projeto de lei que tem como objetivo incluir no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Semana da Diversidade de Cruz Alta.