A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) esteve presente no ato em frente ao Instituto de Cardiologia para apoiar os mais de 200 funcionários demitidos da instituição na última semana. O vereador Roberto Robaina (PSOL) também participou da mobilização, assim como o Sindisaúde-RS, que vem auxiliando os trabalhadores.
O Cardiologia vem enfrentando uma grave crise e já vinha atrasando pagamentos tanto em Porto Alegre quanto em Viamão, Alvorada e Cachoeirinha. A maior parte dos demitidos são profissionais de enfermagem e atuavam em serviços administrativos.
“Precisamos garantir o pagamento das verbas rescisórias, porque diante das dificuldades que o Cardiologia tem alegado para pagar salário e direitos, a preocupação com esse pagamento é evidente”, apontou Luciana Genro. “É uma tragédia demitir pessoas que têm competência, que têm anos trabalhando na saúde. Temos que pressionar pelas indenizações”, avaliou Roberto Robaina.
Luciana Genro é coordenadora da Frente Parlamentar em defesa dos trabalhadores da saúde na Assembleia Legislativa e colocou seu mandato e a frente à disposição do Sindisaúde-RS para servir como instrumento de garantia dos direitos destes trabalhadores. A demanda pela federalização do Cardiologia também foi destacada durante o ato, uma bandeira que o Sindisaúde-RS vem levantado e pretende levar a Brasília.