Centenas de pessoas participaram de um ato em Porto Alegre em defesa da paz no Oriente Médio e pela liberdade do povo palestino. A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), esteve presente na mobilização, juntamente com outros parlamentares de esquerda, incluindo os vereadores Roberto Robaina, Pedro Ruas e Alex Fraga, também do PSOL.
O ato teve início dentro da sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), onde foram realizadas as falas, e depois seguiu pelas ruas da Cidade Baixa em caminhada. Em sua fala, Luciana Genro prestou solidariedade ao povo palestino pelos ataques que vêm sofrendo de Israel. “Precisamos denunciar a utilização do genocídio do povo judeu para justificar o genocídio do povo palestino”, disse.
O vereador Roberto Robaina classificou a causa palestina como “a principal causa dos oprimidos no mundo inteiro”. O evento contou com a presença do presidente da Federação Árabe Palestina no Brasil (Fepal), Ualid Rabah, e muitos migrantes árabes e descendentes.
Migrantes árabes abraçaram Luciana Genro, agradecendo a ela por estar defendendo a causa e combatendo o ódio contra estes povos. Até agora, o conflito no Oriente Médio já causou mais de 4 mil vítimas, e os ataques israelenses à Faixa de Gaza já deixaram pelo menos 2.700 mortos, muitos dos quais crianças.