Os moradores da Capão da Canoa procuraram o mandato da deputada estadual Luciana Genro (PSOL) para denunciar o problema de constante atraso das linhas de ônibus que atendem a região. De acordo com os relatos, os atrasos chegam a ultrapassar uma hora e meia do tempo previsto. Há registros de outras denúncias referentes à empresa responsável pelo trecho, a Unesul, que inclusive já foi notificada acerca da demora de seus ônibus.
Os passageiros também afirmam que há poucos ônibus para atender a demanda, já que muitos dos moradores trabalham em cidades próximas, como Tramandaí, Imbé, Mariluz, Albatroz, Santa Terezinha, Rainha do Mar, Xangri-lá, Atlântida e Capão da Canoa. “Os moradores estão sofrendo um prejuízo muito grande com a falta de ônibus disponíveis para esse trecho, além do atraso constante! Não podemos admitir que isso continue, transporte público de qualidade é um direito”, destacou Luciana Genro.
Créditos: Victor Bruck
Apesar dessas situações serem previstas em contrato e legislações, aparentemente nesse caso se tornaram graves e constantes. O transporte é uma concessão pública e claramente a concessionária não está atendendo a necessidade da população do litoral. Portanto, a deputada enviou ao Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), órgão responsável por gerir o Sistema Rodoviário Estadual, um ofício, questionando quais são as opções de linhas que integram estes municípios e qual a média de pessoas que utilizam o transporte, além de buscar saber se há uma previsão para o aumento da grade de horários.