Moradores de Cachoeirinha procuraram o mandato da deputada Luciana Genro (PSOL) na busca de resolver um problema que tem prejudicado diversos pacientes da cidade. O tomógrafo, equipamento utilizado para realizar exames de diagnóstico por imagem, não estaria funcionando e, por esse motivo, as filas de tomografia com contraste estariam paralisadas.
“É desumano que essas pessoas, além de estar sofrendo com suas questões de saúde, não tenham a previsão de quando poderão realizar esse exame, que pode ser decisivo em seus diagnósticos e tratamentos. Queremos que o governo do Estado explique o que está fazendo para resolver essa situação caótica e manifestamos profunda preocupação diante desse problema e da falta de informações relatadas,” declarou Luciana Genro.
A parlamentar já havia questionado a Secretaria Municipal de Saúde, que respondeu que não poderia fornecer as informações requisitadas. Isso porque o município não possui gestão plena dos recursos da saúde, os exames de tomografia são agendados pela Secretaria de Saúde do Estado e realizados por prestadores de serviços credenciados pelo Estado.
De acordo com o informado pelos pacientes, sequer há previsão de quando o problema seria solucionado. Diante disso, a deputada solicitou que o Estado explique, portanto, que medidas estão sendo tomadas para resolver a situação; se há um cronograma previsto para a resolução do problema e que, em caso negativo, o governo informe a razão que impede a previsão.
Questionou ainda quantos tomógrafos possui o município, quantos estão em funcionamento, quantos são os prestadores de serviços credenciados pelo Estado e de que forma é feita a distribuição dos recursos humanos. Luciana Genro ainda indagou a existência de registros de quantos pacientes estão aguardando a realização do exame no município. O governo do Estado tem 30 dias para responder os questionamentos.
Confira o ofício na íntegra: