A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) é uma aliada na luta pela valorização dos Institutos Federais e tem se somado à reivindicação pela implantação de um Campus do Instituto Federal em Rosário do Sul. Neste Dia do Estudante (11/08), ela esteve presente no evento de abertura da Frente Parlamentar de Incentivo e Apoio aos Institutos Federais no Rio Grande do Sul e discursou sobre a importância da ampliação e consolidação destas instituições.
Luciana Genro falou sobre a importância da juventude estar presente nesse momento político fundamental para o país. “Nós celebramos a derrota daqueles que queriam destruir a educação pública. É um momento de mobilização, eles foram derrotados nas eleições, mas seguem vivos e seguem com seu projeto de desestruturação dos órgãos públicos, então precisamos atuar pela ampliação e consolidação dos IFs para que os municípios, como Rosário do Sul, que tem um cenário tão carente de serviços públicos e educação pública, possam receber os Institutos Federais”, apontou.
O mandato da deputada esteve presente em Rosário do Sul para uma audiência pública que debateu a importância do Instituto Federal na cidade. A parlamentar reforçou a importância não apenas da ampliação dos IFs, como também da sua consolidação, com políticas públicas de assistência estudantil.
Luciana Genro destacou a vitória que foi a aprovação da lei que consolidou as ações afirmativas nas universidades do país, que aconteceu graças à luta da população, com participação das deputadas do PSOL, citando Fernanda Melchionna e Sâmia Bomfim. “Precisamos garantir, com políticas públicas, a permanência dos estudantes e através disso garantir uma educação mais plural, mais democrática e que atenda os interesses do conjunto da população, principalmente das comunidades pobres, da juventude negra, dos indígenas e dos quilombolas”, encerrou a deputada.
Comemorando essa vitória, os integrantes da mobilização entoaram “Cotas abrem portas”! Estiveram presentes representantes de entidades estudantis como a União Estadual dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, além do Cpers.
Na ocasião, José Eduardo, estudante negro e autista do IFRS campus Viamão, falou sobre como a luta dos estudantes não chegou ao fim, mesmo com a conquista da Lei de Cotas: “queremos mais incentivos e mais campus, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre”, e puxou um grito de “Thiago presente!”, lembrando o adolescente assassinado essa semana no Rio de Janeiro.
O reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, professor Júlio Heck, falou em nome dos reitores presentes, dos Institutos e apontou sobre como os IFs mudam vidas, com graduação, pós-graduação, mestrado e programas de Iniciação Científica. A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Adão Pretto (PT).