No ano que o Hip Hop comemora seus 50 anos, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) concedeu a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa aos representantes da Casa do Hip Hop Rubem Berta e do Instituto Cultural Cohab é Só Rap. O evento quebrou o protocolo, que geralmente acontece no Parlamento, e foi realizado na própria Casa do Hip Hop, junto com atividades culturais e grafitagem.
A Casa do Hip Hop é uma conquista da luta de mais de sete anos de seus integrantes. Entre eles, Tiry Banca Forte e Cleusi Coelho destacaram o papel do PSOL e de Luciana nessa batalha: “Esse terreno estava abandonado, era ponto de uso de drogas e não ajudava em nada a nossa comunidade. Com a ajuda dos parlamentares do PSOL, da deputada Luciana Genro, do vereador Roberto Robaina, do Pedro Ruas, da deputada Fernanda Melchionna foi possível que a gente conquistasse esse espaço, que hoje serve para valorizar a cultura e realizar diversas atividades para os moradores do bairro”.
Para Luciana Genro, é uma grande honra conceder a medalha para o movimento do Hip Hop no ano de seu cinquentenário. “Essa medalha representa a valorização da cultura das periferias de Porto Alegre. Espaços como esse, que propiciam lazer e cultura são essenciais para o fortalecimento dos bairros, dos artistas locais e, inclusive, da segurança, já que o projeto auxilia também pessoas que desejam sair do crime”, concluiu a deputada.