A deputada estadual Luciana Genro (PSOL), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores do Sistema Prisional, esteve na vigília que vem sendo realizada pelos policiais penais em frente ao Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa para cobrar avanços em demandas da categoria.
Dentre as pautas dos servidores, está o pedido de regularização do porte de armas para todos os policiais penais, de forma a garantir sua segurança durante o desempenho de suas atividades. Essa é uma reivindicação antiga da categoria, já que a Lei 13.259/09 contempla o porte para todos os servidores penitenciários, mas a Susepe não regulamentou isso até hoje. No atual formato, agentes administrativos e técnicos penitenciários não possuem porte de arma.
“Ainda que estejam em quadros administrativos, estes servidores são policiais penais e são elementos fundamentais dentro das penitenciárias. Atuam no mesmo ambiente, em contato direto com os presos, com os mesmos riscos, mas não contam com os mesmos equipamentos de segurança e trabalho. É urgente a regularização dessa questão, ” afirmou a deputada.
Uma reunião aberta acontecerá entre policiais penais e Frente Parlamentar no próximo dia 17 de abril, 10h, na sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar da Assembleia Legislativa. O encontro será transmitido pelo canal do Youtube da deputada Luciana Genro.
Confira as fotos da entrega das reivindicações dos policias à deputada: