Marcieli levou à deputada a gravidade da situação da falta de nutricionistas na Prefeitura.
Marcieli levou à deputada a gravidade da situação da falta de nutricionistas na Prefeitura.

| Saúde

Cerca de 50 nutricionistas aprovados em concurso realizado em 2021 aguardam nomeação em Porto Alegre, enquanto faltam profissionais em áreas fundamentais como educação, vigilância sanitária e saúde. A deputada Luciana Genro (PSOL) recebeu em seu gabinete a Marcieli Tomazi, representante da Comissão dos Nutricionistas Aprovados no último concurso, que relatou a situação.

Conforme colocou Marcieli, na Secretaria Municipal de Educação, deveria haver 22 nutricionistas, mas atualmente são apenas onze oficialmente lotados no órgão, dos quais dois estão cedidos para a Saúde. A Vigilância Sanitária está há dois anos sem profissional da área, enquanto também faltam em vários hospitais da cidade. São apenas 47 nutricionistas atualmente trabalhando na Prefeitura, pois o Executivo não nomeia os aprovados na mesma medida em que ocorrem aposentadorias. Dos 54 aprovados no concurso, apenas seis já foram nomeados.

“A Prefeitura argumenta que não tem dinheiro, mas não é um gasto, é um investimento em saúde. O Estado vai gastar mais depois com os problemas de saúde que a população pode desenvolver devido a esta falta”, apontou Marcieli. Ela ainda destacou que são mais de 2 mil pessoas aguardando atendimento com nutricionista pelo Gercon, sistema de marcação de consultas pelo SUS.

O gabinete do vereador Roberto Robaina (PSOL), que já está acompanhando a demanda dos nutricionistas, foi representado na reunião por Mário Fernando Silva, que também é municipário.