Foto: Celso Bender/ Agência ALRS
Foto: Celso Bender/ Agência ALRS

| Educação

A deputada estadual Luciana Genro, líder da Bancada do PSOL, está cobrando do governador Eduardo Leite um prazo para que seja pago ao magistério gaúcho o reajuste do piso salarial da categoria. Recentemente o Ministério da Educação anunciou aumento de quase 15% na remuneração básica dos professores, passando de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

“O piso do magistério deve ser pago em sua integralidade a todos os educadores. É preciso que o governo demonstre como fará os pagamentos e em que momento, pois os professores devem ter segurança de que receberão o quanto antes o que é um direito de toda a categoria”, disse Luciana Genro.

Em ofício enviado ao governador, a deputada também cobra que seja oferecido reajuste aos funcionários de escola. “Além dos professores, as merendeiras, os serventes, os secretários e monitores também merecem valorização, pois são fundamentais para que as escolas possam funcionar. As menores remunerações entre essas categorias chegam a receber menos que um salário mínimo, tendo que ganhar um completivo para chegar a esse valor”, explicou a parlamentar.

Luciana Genro questiona o governo sobre como será feita a avaliação interna a respeito do pagamento do piso do magistério, quais servidores estão envolvidos nesta tarefa, qual o prazo para conclusão deste estudo, quais as etapas administrativas serão necessárias para que ocorra o reajuste e, por fim, qual o prazo para que o magistério receba os valores.

Confira a íntegra do ofício: