Valorizar o serviço público é lutar por toda a população. São os servidores que estão na ponta de serviços essenciais, como saúde, educação, segurança e assistência social. É por isso que a deputada Luciana Genro (PSOL) vem lutando durante toda sua trajetória de militância e nos Parlamentos ao lado dos servidores públicos. Em 2022, não foi diferente. Foram muitas as lutas travadas com os desmontes promovidos pelo governo Leite/Ranolfo. Confira nossas principais ações neste sentido:
LUTA CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES: Luciana Genro vem atuando contra as privatizações de estatais e em defesa dos servidores e do serviço público. Na Assembleia Legislativa, a deputada lutou contra a PEC 280/2019, que retirou da Constituição Estadual a obrigatoriedade de plebiscito popular para a privatização do Banrisul, Corsan e Procergs. Infelizmente, a privatização da Corsan foi aprovada, com nosso voto contrário, e agora segue a mobilização para que não seja concretizada, com a resistência de muitos municípios.
REAJUSTE AOS SERVIDORES: Depois de mais de 7 anos sem reajuste salarial, o governo Leite concedeu apenas 6% aos servidores, um valor irrisório perto de todas as perdas que eles tiveram ao longo dos anos. A deputada Luciana Genro apresentou emendas e lutou muito para que esse reajuste fosse maior, com uma porcentagem que efetivamente compensaria as perdas deste período, e que ficasse vedada qualquer forma de absorção de parcelas pagas a título de irredutibilidade.
DEFESA DO IPE SAÚDE: Luciana Genro acompanhou e cobrou do governo estadual a respeito da crise no IPE Saúde, ouvindo servidores e demais usuários sobre o assunto. O IPE enfrentou um déficit histórico em suas finanças, causado em partes pelo congelamento dos salários do funcionalismo, que faz com que os repasses ao convênio também não aumentem. O convênio chegou a dever mais de R$ 1 bilhão a prestadores de serviço, especialmente hospitais e clínicas.
NA LUTA PELA EDUCAÇÃO E PELOS PROFESSORES: Após três anos de muita luta, os professores e funcionários de escola do Rio Grande do Sul finalmente receberam, ao final de 2022, o pagamento pelos dias de greve recuperados em 2020. Luciana Genro vem acompanhando as lutas dos professores e trabalhadores de escolas e cobrando do governo a valorização real dessas categorias, além de reformas necessárias em diversas escolas estaduais.
VALORIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA: Na luta pela concretização de uma Polícia Penal para todos os servidores da Susepe, Luciana Genro se reuniu com representantes dos agentes penitenciários administrativos, dos técnicos superiores penitenciários e dos monitores penitenciários. Estes trabalhadores prestam um serviço fundamental nas penitenciárias, buscando garantir um tratamento humanizado que permita a ressocialização dos detentos, que ao saírem dos presídios precisam se reinserir na sociedade. A deputada também lutou pelo plano de carreira dos Praças da Brigada Militar, sempre na luta pela segurança pública.