Professor Luciano Andreatta participou da reunião da Comissão de Educação.
Professor Luciano Andreatta participou da reunião da Comissão de Educação.

| Educação | Notícias

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa ouviu nesta terça-feira (29/11) o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Leandro Andreatta. A solicitação para a escuta do docente foi feita pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), após ter sido procurada pelo professor, que desejava expor aos parlamentares sua preocupação com a situação da UERGS.

“Nossa preocupação é com a universidade acima de tudo”, iniciou Andreatta. O professor disputou as recentes eleições para a Reitoria da UERGS, e a disputa agora encontra-se em um imbróglio judicial após ter sido contestada pela outra chapa.

Diante desse cenário, o Conselho Superior da universidade optou por escolher um reitor interino até que haja uma decisão definitiva na Justiça sobre a eleição. No entanto, enquanto isso, a equipe da reitoria interina ainda não foi nomeada, o que Andreatta pontuou ser urgente. “O reitor interino, professor Fernando Guaragna, está aguardando as nomeações de sua equipe. Nenhum coordenador foi nomeado, processo está na Casa Civil. É muito importante que isso ocorra e que as regras sejam respeitadas e universidade mantenha sua autonomia”, pontuou.

Luciana Genro está acompanhando a questão e possibilitou a ida de Andreatta à Comissão.

A deputada Luciana Genro disse que sua preocupação é com o bom funcionamento da UERGS e o atendimento aos alunos. “Do ponto de vista jurídico, estamos diante de um imbróglio. Enquanto isso, fica nosso apelo ao governo pra que nomeie a equipe pro tempore, para que a universidade possa seguir seu curso normalmente”, destacou.

A parlamentar também foi procurada por estudantes que apoiam o professor Leonardo Beroldt, representante da outra chapa que disputou as eleições, e pretende abrir espaço para que ele também vá à Comissão. “Queremos garantir que a universidade possa seguir funcionando plenamente e que se resolva essa questão o mais rápido possível”, afirmou.