Dirigente do PSOL de Santa Maria, a jovem negra Alice Carvalho teve sua casa atingida por um tiro na madrugada do último domingo (13/11). Ela denunciou o caso nas redes sociais e já realizou um boletim de ocorrência.
“Fico no aguardo das investigações dos órgãos competentes. Eu não posso e não vou naturalizar que balas perdidas (ou não) continuem achando a casa de famílias negras na periferia”, declarou.
Presidente do PSOL-RS, a deputada estadual Luciana Genro já solicitou uma reunião com a Chefia da Polícia Civil para tratar do caso. “As investigações precisam levar em conta a possibilidade de tratar-se de um atentado político. Foi muito grave o que aconteceu”, disse a parlamentar.
Alice Carvalho foi a candidata a deputada estadual mais votada do PSOL em Santa Maria, tendo conquistado 9.350 votos na última eleição. Em 2020 ela foi a candidata mais votada da cidade a vereadora, com 3.371 votos, mas não se elegeu porque o partido não atingiu o quociente eleitoral.
Ao comentar o tiro que atingiu sua casa, Alice Carvalho recordou que já foi vítima de atentados políticos. “Em 2020 a minha casa já teve uma janela quebrada no mesmo período pós-eleições, e em 2018 sofri uma agressão física no centro da cidade durante uma atividade de campanha”, revelou.